Presente

Ponto de Fuga / Vanishing Point

Obras da Coleção António Cachola
Artistas Coleção António Cachola
Curadoria João Laia
Inauguração 15/05/2019 19:30
Data De 16/05/2019 a 01/09/2019
Folha de Sala

As Galerias Municipais apresentam Ponto de Fuga – obras da coleção António Cachola, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria, em co-produção com o o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), instituição com tutela municipal que acolhe em depósito esta coleção.

 Ponto de Fuga é uma exposição colectiva com curadoria de João Laia que reúne uma série de obras pertencentes à Coleção António Cachola, algumas das quais adquiridas especificamente para esta ocasião. A exposição ocupa desenrola-se em dois momentos, inaugurando de forma sucessiva nos dias 15 e 1 de junho.

No primeiro momento, estarão expostas, no piso O da Galeria, obras dos artistas Ana Manso, André Cepeda, Andreia Santana, Diogo Evangelista, Horácio Frutuoso, Joana Conceição, Jonathas Uliel Saldanha, José Pedro Croft, Luisa Cunha, Mariana Silva, Pedro Neves Marques, Ramiro Guerreiro  e Von Calhau!

A partir de 1 de junho, no piso 1, serão apresentadas as obras de Alexandre Estrela, Alice Geirinhas, Ana Jotta, Catarina Oliveira, Diana Policarpo, Filipa César, Gonçalo Sena, Igor Jesus, Joana Escoval, Mauro Cerqueira, Nuno da Luz, Priscila Fernandes, Salomé Lamas e Vasco Araújo.

Biografia

Sobre a coleção António Cachola

A Coleção António Cachola começou a ser construída no início da década de 1990 e reflete os últimos 25 anos da criação artística visual realizada por artistas portugueses, que começaram a expor pública e regularmente a partir da década de 1980. A coleção propõe uma cartografia dinâmica do sistema da arte português e resulta de um movimento constante de aproximação do colecionador a artistas e instituições. Desde o início que uma vontade pessoal de colecionar, foi acompanhada pela determinação em conferir uma dimensão pública à coleção e, assim, em 2007, nasce em Elvas, cidade património mundial da Unesco, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), instituição com tutela municipal que acolhe em depósito a Coleção António Cachola. A coleção foi desenvolvendo uma estratégia mista de aquisições, quer alargando o espetro de artistas que a integram, quer acompanhando o percurso de alguns artistas de forma intensiva, assumindo, assim, uma composição intergeracional e interdisciplinar. Sem limites técnicos ou temáticos, a Coleção António Cachola está em contínuo crescimento e é composta por mais de seiscentas e cinquenta obras de mais de uma centena de artistas

Visita Guiada

 

Visitas Mediadas Gratuitas

Abordagens e Processos na Arte Contemporânea

Escolas – Ensino Secundário e Superior – Atividade adaptável aos 1º, 2º e 3º ciclo

de terça a sexta-feira

Marcação Prévia: servicoeducativo@galeriasmunicipais.pt