CASA

Manuel João Vieira

This catalogue has been published on the ocassion of the exhibition CASA [HOME], an installation by Manuel João Vieira, which was on view at Torreão Nascente da Cordoaria Nacional between 21 February and 14 April 2013. This volume includes installation views and photographs from the artist’s studio, a text by Mirian Tavares, an interview with Manuel João Vieira conducted by Pedro Cabral Santo, and the artist’s biography.

“Quem conhece a obra de Manuel Vieira sabe que a sua linguagem é múltipla. Não apenas porque é um homem de muitos instrumentos, literalmente, mas porque usa diversos suportes, diversas maneiras de dizer, com maestria, eis minha obra. Se a casa é o reflexo da pessoa que nela habita e se a arte é um retrato do seu criador, poderíamos dizer que a casa que temos à nossa frente é o Manuel Vieira. Mas, como todo o artista, uma das suas artimanhas é a de dizer mais ou menos de si mesmo. De inventar e re-inventar-se. Afinal, a arte não é um espelho do mundo, mas a sua reinvenção.”
– Mirian Tavares

“Pedro Cabral Santo: Existe no seu trabalho, em geral, uma necessidade em deixar visível a natureza física das marcas do medium. Na verdade, por vezes, a sua Arte, nas diversas vertentes, parece ser, em termos poéticos, a promoção daquilo que é do fórum material (físico) da Representação, mas que verdadeiramente também não o quer ser. É um pouco como a natureza da representação da matéria presente na pintura de Francis Bacon, “uma pedra pintada é uma pedra, embora não pareça”. Quais os limites da sua Arte, e o que pretende?

Manuel Vieira: Por vezes, quando um efeito dessa natureza assume uma importância autónoma, tenho dificuldade na resolução do conflito que pode daí resultar na sua articulação com o todo. Para mim os materiais são coisas fascinantes em si e que se transformam até ao ponto em que quisermos naquilo que queremos representar. A franqueza do processo interessa-me como recurso e, simultaneaente, como comentário ao próprio discurso.”
– Pedro Cabral Santo, Manuel João Vieira

[Interested readers are advised that the texts featured in this volume have been published in Portuguese only.]

read more
read less