Escolas

As Galerias Municipais desenvolvem articulações a fim de motivar a curiosidade, a colaboração e a convivência dos seus públicos. Os programas públicos das Galerias Municipais oferecem formas de experimentar a arte do nosso tempo que intensificam a experiência das exposições e das propostas curatoriais e artísticas aí ensaiadas. Tem no centro da sua missão, a oferta à comunidade escolar e ao público em geral, de visitas orientadas a todas as exposições. Essa oferta é complementada com a Masterclass de Curadoria onde curadores debatem, com os participantes, a sua prática e as suas exposições nas Galerias Municipais.

Visitas Guiadas

Ensino Básico, Secundário e Universitário

Na tentativa de aproximar a comunidade escolar da experiência estética e crítica que pode ser visitar uma exposição de artistas contemporâneos, as Galerias Municipais recebem grupos de alunos para um encontro com a proposta e o processo artístico apresentado, utilizando recursos pedagógicos adequados aos vários níveis de ensino, disciplinas e áreas de formação. Neste encontro intimamente público entre a obra e o visitante, a mediação surge somente para iluminar algumas questões do mundo e da existência humana, por vezes invisíveis ou silenciosas, mas presentes de infinitos modos.

Duração das visitas
cerca de 1 hora
Lotação para grupos escolares
25/30 pessoas
Marcação prévia
mediacao@galeriasmunicipais.pt

Horta Vertical dos Coruchéus

Público Geral

A Horta Vertical dos Coruchéus foi criada em 2015 e está localizada dentro do complexo arquitectónico dos Coruchéus (situada numa zona de acesso reservado à Galeria Quadrum e aos Ateliers Municipais). Trata-se de uma estrutura modular, instalada num muro do jardim, paralelo à Galeria Quadrum. É composta por 666 vasos, comunicantes 3 a 3, com um sistema de rega gota-a-gota incorporado. Este lugar acolhe todos os anos, uma variedade de espécies vegetais comestíveis (alfaces, tomateiros, beterrabas, rabanetes, rúcula, espinafres, agriões, girassóis, morangos e ervas aromáticas diversas como hortelãs, salsa, coentros, manjericão, cidreira e cebolinho).

Marcação prévia
mediacao@galeriasmunicipais.pt

«verdes anos»

Ensino Básico e Secundário

Para dar lugar a uma relação dilatada no tempo, de partilha e proximidade no processo criativo, entre os artistas, os professores e os alunos, as Galerias Municipais acolhem e produzem anualmente, um projeto artístico da autoria de um artista convidado para ser realizado com um grupo de alunos de uma escola.

– 2018/2019  – “Acessibilidade: como construir uma identidade” de Vasco Araújo culminou numa manifestação de rua com os alunos e professores e com a edição de um livro; foi realizado em parceria com a Escola Secundária Rainha Dª Leonor.

– 2019/2020 – “A Câmara é o Corpo” de Ana Vaz conduziu à criação do filme “13 Ways of Looking at a Blackbird” realizado com os alunos; decorreu em parceria com a Escola Secundária Dom Dinis.

– 2020/2021 – A cineasta Sílvia das Fadas com um grupo de alunas da Escola Artística António Arroio criou o filme “Lama e Alvorada” em 16mm.

– 2021/2022 – A artista plástica Joana da Conceição concebeu o projecto “Roda Viva” com a participação de sete turmas do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas rainha Dona Leonor. O resultado do processo criativo traduziu-se na edição de um livro.

Mais informações
mediacao@galeriasmunicipais.pt

Masterclass de Curadoria

Ensino Universitário

Procurando sedimentar uma relação de proximidade com o público académico interessado no campo das artes visuais, nas vertentes museográficas, expositivas, curatoriais, estéticas e teóricas da produção artística, as Galerias Municipais criaram em 2019/20 as “Masterclass de Curadoria” em colaboração com o Curso de Pós-Graduação em Curadoria da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Trata-se de uma excelente oportunidade para os alunos estabelecerem um contacto mais direto com o trabalho da curadoria, através de aulas com curadores que debatem sobre diferentes projetos expositivos da programação das Galerias Municipais. Em 2020/21 renovámos esta parceria. O Programa decorre durante os 1º e 2º semestres do ano letivo, sendo composto por cerca de 6 sessões, preparadas e apresentadas pelos curadores de cada exposição. É intenção das Galerias Municipais abrir este curso a outras parcerias, escolas do ensino artístico e universitário interessadas neste programa.

Lotação para grupos escolares
25/30 pessoas
Marcação prévia
mediacao@galeriasmunicipais.pt