Acontece Lá Fora

Galerias Municipais / EGEAC na ARCOMadrid´19

Artistas Isabel Carvalho / Ramiro Guerreiro
Curadoria Antonia Gaeta
Data De 2019-02-27 até 2019-03-03
Sinopse

Uma vez mais Lisboa, marca presença na ARCO Madrid´19, reforçando a parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a IFEMA. A curadora Antonia Gaeta, comissária independente escolhida através Galerias Municipais/EGEAC, designou dois artistas portugueses – Isabel Carvalho e Ramiro Guerreiro – para realizar um project room no âmbito da ARCO Madrid.

Segundo Antonia Gaeta, “Isabel Carvalho e Ramiro Guerreiro são artistas visuais cujo trabalho emprega desenho, pintura, instalação, performance e texto. A escolha destes artistas tem o intuito de alcançar a abertura esperada que permita a criação de cruzamentos e permeações  mútuas”.

 

Antonia Gaeta é Licenciada em Conservação dos Bens Culturais pela Universidade de Bolonha. Mestre em Estudos Curatoriais pela FBAUL e Doutorada em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da UC. Foi coordenadora executiva das representações oficiais portuguesas nas Bienais de Arte de Veneza (edições 2009 e 2011) e de São Paulo (edições 2008 e 2010) para a Direcção-Geral das Artes. Em 2015, foi curadora adjunta do Pavilhão de Angola na 56ª Bienal de Veneza.

Isabel Carvalho (Porto, 1977) é artista plástica. Vive e trabalha no Porto. Ao longo dos últimos anos, o seu trabalho artístico tem-se vindo a desenvolver em torno das artes visuais, da escrita e da edição, caracterizando-se a sua prática por uma componente de investigação, em que, por metodologia, cruza abordagens científicas e especulativas.

Ramiro Guerreiro (Lisboa, 1978). Vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o curso de Arquitectura na Universidade do Porto e posteriormente o Programa de Estudos Independentes da Maumaus, Lisboa. Trabalha com vários media, dependendo de cada projecto, tais como desenho, fotografia, instalação, publicações impressas ou performance. O seu trabalho tem sido desenvolvido à margem do mercado da arte não tendo, até à data, representação comercial por parte de nenhuma galeria.