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Galerias Municipais – Marc Blondeau – ARCO Madrid 2020

Marc Blondeau
Data De 2020-02-26 até 2020-03-01
Sinopse

As Galerias Municipais de Lisboa têm o prazer de apresentar Lisbonne (1991), um trabalho de Marc Blondeau na feira de arte ARCOMadrid 2020. Em 1987, o artista francês Philippe Thomas (1951–1995) fundou a agência readymades belong to everyone® com a finalidade de possibilitar aos colecionadores tornarem-se nos autores das obras de arte por si adquiridas. Marc Blondeau foi uma das figuras que participaram neste gesto, e o presente projeto das Galerias Municipais apresenta uma das obras de arte que foi alvo desta transação.

Lisbonne (1991) é uma fotografia a cores que faz parte de uma série de 8 fotografias assinadas por Marc Blondeau (1990–1991), pertencente à coleção do MAMCO, em Genebra. A imagem invoca uma cena do quotidiano da cidade que lhe dá o título. Centra-se na superfície de uma mesa de esplanada manchada pelo sol, sobre a qual vemos um suporte de guardanapos, os restos de uma bebida acabada de consumir e algum dinheiro deixado como pagamento. Uma cadeira e o pavimento tradicional de calçada portuguesa ocupam o fundo da imagem. Um copo vazio e uma garrafa verde encontram-se ao lado de um pequeno prato sobre o qual várias notas, moedas e um recibo foram cuidadosamente colocados, indicando que o cliente deixou o pagamento e foi embora. A imagem retrata a era pré-Euro, quando Portugal ainda usava escudos como moeda. Em destaque, uma nota azul de cem escudos, agora descontinuada, com a efígie do ilustre poeta e escritor português Fernando Pessoa (1888–1935). Esta é uma representação arquetípica da cidade que evoca um sentimento de nostalgia relativamente a uma era passada e que evidencia contestados estrategas de marketing na era do turismo global.

As ideias que gravitam em torno de Philippe Thomas e da sua agência readymades belong to everyone® encontram-se inequivocamente ligadas a outros notáveis artistas e pensadores conceptuais, de Marcel Duchamp e Marcel Broodthaers ao próprio Pessoa, considerado uma das figuras literárias mais significativas do século XX. Pessoa não só assinou os seus escritos com o seu próprio nome, como também usou muitos outros pseudónimos, os quais descrevia como seus «heterónimos», numa abordagem que recorda o gesto artístico de autoapagamento de Thomas. Trabalhando nas décadas de 1980 e 1990, Thomas atualizou as estratégias destas figuras anteriores, respondendo às tendências da época relacionadas com a explosão do mercado da arte e a proeminência de artistas considerados estrelas. Redefiniu o valor da mercadoria que se encontrava a ser transacionada – substituindo o objeto de arte pela autoria – ao mesmo tempo que participava inteiramente no sistema de mercado em que a arte se encontrava em circulação.

A obra de Thomas também recorda a programação recente das Galerias Municipais, um grupo de cinco galerias de arte contemporânea distribuídas por vários bairros de Lisboa. Por exemplo, uma exposição recente de Claire Fontaine intitulada YOUR MONEY AND YOUR LIFE (Galeria Avenida da Índia, 25 de outubro de 2019–5 de janeiro de 2020), abordou igualmente temas relacionados com o capital, o valor e a autoria. Também convocou explicitamente Philippe Thomas na obra Untitled (pubblicità pubblicità!) (2015), na qual uma caixa de luz apresenta a versão italiana de um dos cartazes de Thomas publicitando os serviços da sua agência readymades belong to everyone®.

Organizado em colaboração com Claire Burrus (Paris), Jan Mot (Bruxelas), MAMCO (Genebra) e Ricardo Valentim.

 

ENG

The Galerias Municipais of Lisbon are pleased to present Lisbonne (1991), a work by Marc Blondeau at the ARCOMadrid 2020 art fair. In 1987, the French artist Philippe Thomas (1951– 1995) founded the agency readymades belong to everyone® as a conduit for collectors to become the authors of the artworks they purchased. Marc Blondeau was a figure who participated in this gesture, and this project by Galerias Municipais presents one of the artworks that underwent this transaction.

Lisbonne (1991) is a color photograph that is part of a series of 8 photographs signed by Marc Blondeau (1990–1991), belonging to the collection of MAMCO, Geneva. The image immediately invokes a quotidian scene from its titular city. It centers on the sun-dappled surface of an outdoor café table upon which we see a napkin holder, the leftovers of a freshly-consumed beverage, and some money left in payment. A chair and one of Lisbon’s signature cobblestone esplanades occupy the background. An empty glass and green bottle stand beside a small dish upon which several paper bills, coins, and a receipt are carefully laid, indicating that the patron has paid-up and already departed. The image depicts the pre-Euro era, when Portugal still used Escudos as its currency. The country’s now-antiquated blue one-hundred Escudo bill, featuring the illustrious Portuguese poet and writer Fernando Pessoa (1888–1935), is prominently displayed. It is an archetypal representation of the city that evokes a sense of nostalgia for a now bygone era, and that nods toward contested marketing strategists in the age of global tourism.

The ideas surrounding Philippe Thomas and his readymades belong to everyone® agency are unmistakably linked to other notable conceptual artists and thinkers, from Marcel Duchamp and Marcel Broodthaers, to Pessoa himself, considered one of the most significant literary figures of the twentieth century. Pessoa not only wrote under his own name, but also used the nom-de-plume of many fictional authors, which he described as his “heteronyms”, an approach that recalls Thomas’s similar artistic gesture of self-erasure. Working in the 1980s and 1990s, Thomas updated the strategies of these earlier figures by responding to the then-current trends of the explosion of the art market and the prominence of the art star. He redefined the value of the commodity being exchanged—authorship replacing the art object—while still fully participating in the market system within which art circulated.

Thomas’s work also recalls the recent programming of the Galerias Municipais of Lisbon, a group of five contemporary art galleries spread across different Lisbon boroughs. For instance, one recent exhibition by the collective artist Claire Fontaine at Galeria Avenida da Índia titled YOUR MONEY AND YOUR LIFE (October 25, 2019–January 5, 2020), similarly addressed themes around capital, value, and authorship. It also summoned Philippe Thomas explicitly in a work titled Untitled (pubblicità pubblicità!) (2015), featuring a light box displaying the Italian version of one of Thomas’s posters advertising the services of his readymades belong to everyone® agency.

Organized in collaboration with Claire Burrus, Paris; Jan Mot, Brussels; MAMCO, Geneva; and Ricardo Valentim.

 

 

 

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