Presente

Parting with the Bonus of Youth – Maumaus as Object

Artistas Maumaus
Curadoria Maumaus
Inauguração 22/06/2019 18:00
Data De 23/06/2019 a 08/09/2019
Folha de Sala

A exposição reúne obras de arte com objetos de interesse, procurando traduzir noções de arte e complexidades pedagógicas numa exposição. As obras apresentadas (bem como os objetos de interesse exibidos no contexto da arte) “operam” por si próprios, enquanto acenam ou piscam o olho à ideia de documentário através da negociação dos termos da arte, da educação e da própria exposição. Uma caricatura séria poderá ser reconhecida.

Os objetos apresentados são ambíguos, os seus significados oscilam entre objetos não-artísticos e não-não artísticos, referenciando exposições, o mercado da arte, a problemática do estacionamento, audiências, o jogo de badminton, a altura do teto da galeria Lumiar Cité da Maumaus, a pastelaria portuguesa (metade do diâmetro de um bolo de arroz), mobiliário, molduras de faia, os livros de Enver Hoxha na sede das Nações Unidas em Genebra (Alberto Toscano) e noções de tradução no filme “Inside Man” de Spike Lee, bibliotecas, cinema e sociedade, “Family Guy”, canais de notícias, conversas entre plataformas de tesoura elétricas e fotocopiadoras, museus de futebol, a sindicalista Maria João, os artistas Rafael Bordalo Pinheiro e João Viotti, o etno-poeta Hubert Fichte, a fracassada dança da centopeia de Pina Bausch e os teóricos e cineastas Alexander Kluge e Manthia Diawara.

 

Organização | Organization:

EGEAC / Galerias Municipais

Coprodução | Coproduction:

Maumaus / Lumiar Cité

 

Biografia

Sobre a Maumaus

A Associação Maumaus – Centro de Contaminação Visual foi fundada em 1992. A associação promove o debate, o conhecimento e a divulgação de temas relacionados com a arte contemporânea. Incluiu uma Escola de Artes Visuais, através da qual desenvolve o Programa de Estudo Independente de Artes Visuais, que é reconhecido internacionalmente e atua como alternativa ao panorama atual da arte-educação ao nível da pós-graduação em Portugal. A Lumiar Cité é financiada pelo Governo de Portugal / Secretaria de Estado da Cultura / Direção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa.