This catalogue documents the exhibition Ângelo de Sousa, ainda mais escultura [even more sculpture], that was on view at Torreão Nascente da Cordoaria Nacional between April 19 and June 25, 2006. This volume features a brief chronology of the artist’s exhibition trajectory and photographic documentation of the works exhibited, alongside texts by Rui M. Pereira and the curator Nuno Faria.
“Ao proclamar “a minha escultura não está; pode, pode, pode…”, ao lembrar que podemos alterar a disposição das peças suas componentes, Ângelo de Sousa convoca-nos, mais do que Às reflexões sobre a geometria do inefável, para um eternamente possível estar-no-mundo animado pelos dotes da alegria e do maravilhoso.”
– Rui M. Pereira
“Importa contextualizar, então, o surgimento dos trabalhos que aqui podemos ver. O núcleo central da exposição é formado pelas peças em aço inox que ocupam todo o piso térreo e parte do piso superior, peças agora realizadas mas que têm origem num vasto conjunto de maquetes feitas em meados dos anos 60, mais concretamente entre 1965 e 1966. Com efeito, essas pequenas peças embrionárias, que serviram de modelo àquelas agora expostas e que podem ser vistas na exposição da Fundação Gulbenkian, continham em si a promessa de aumento de escala e só por falta de oportunidade o artista não tinha ainda cumprido essa aspiração.”
– Nuno Faria
[Interested readers are advised that the texts present in this publication are reproduced in Portuguese only]