Corpo Radial

Mariana Caló e Francisco Queimadela

Catálogo da exposição Corpo Radial, individual de Mariana Caló e Francisco Queimadela, que esteve patente na Galeria da Boavista entre 30 de setembro e 1 de novembro de 2020, com curadoria de Susana Ventura. Esta edição congrega textos de Tobi Maier, Maria João Neves e de Susana Ventura, assim como a reprodução fotográfica das obras expostas e uma série de estudos preparatórios das mesmas.

Corpo radial assumiu a fachada de ferro vermelho e — por meio de filtros de luz aplicados — imergiu os públicos em radiância acarminada. Atravessando o limiar de uma estrutura tridimensional de madeira revestida em painéis de seda pintada, o espectador entrou num mundo de ficção realista. Aqui, Caló e Queimadela convidaram-nos a desacelerar, testaram os nossos poderes de retenção e confrontaram-nos com a confiança da memória na tecnologia.”

– Tobi Maier

“Noto como em ambos vídeos experimento a presença imperiosa do som. Tal como a música — a arte mais invasiva de todas — entra pelos poros dentro, queiramos ou não. Ela interfere com a nossa pulsação imediatamente, modifica esta unidade rítmica primordial condicionando a percepção. Porém, ver e ouvir são sentidos que nos colocam no mundo de forma radicalmente diferente. De um ponto de vista fenomenológico, há́ um grande contraste entre as sensações visuais e as sensações auditivas. É muito diferente ver um sino ou ouvi-lo tocar. Em contraste com a constância da visão, o toque do sino é experimentado como uma série de sons seguidos de uma trémula dissipação. É um processo de mudança contínua e renovação.

– Maria João Neves

“Ainda que reservando a denominação de imagem-cristal para as imagens cinematográficas (de que Leite Transbordante será expressão maior), as diferentes obras de Mariana Caló e Francisco Queimadela em Corpo radial detêm esse poder de nos dar a ver como habitamos o tempo, em que presente e passado, real e imaginário, corpo e universo se tornam indiscerníveis, fazendo coincidir percepção e memória.”

– Susana Ventura

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
30.07.2020
– 01.11.2020
Corpo radial
Mariana Caló & Francisco Queimadela
Susana Ventura
Galeria da Boavista