– 02.11.2025
A FAS Collection tem o prazer de anunciar a exposição From the surrounds, we build the present (A partir do que nos rodeia, construímos o presente), com curadoria de Cindy Sissokho e em colaboração com as Galerias Municipais/EGEAC na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional.
A exposição explora as realidades quotidianas e os momentos de liberdade que as pessoas criam nos ambientes em que vivem. Partindo do conceito de «os arredores» do académico e urbanista AbdouMaliq Simone, a exposição centra-se no que ele designa como os espaços em constante processo de reconstrução, preservação, fugacidade e transformação pelos seus habitantes, sejam eles humanos ou não humanos.
Aqui, a noção de «surrounds» também invoca o mito como uma força de ficção, imaginação e recusas engenhosas. Estas recusas assumem uma forma espacial e estética, permitindo a renarração de histórias e a exposição das suas infraestruturas visíveis e invisíveis.
Estas histórias são uma homenagem às «vidas coletivas de recriação contínua» como uma possibilidade de habitar os nossos ambientes com a agência libertadora de socializar, improvisar e prosperar. Através de matérias-primas, texturas, padrões, imagens e arquivos como formas críticas, os artistas retratam momentos que oscilam entre resistência e existência, tensão e alegria, atuando como uma força motriz para continuar a prosperar no e com o presente.
Fundada em 2016, a Forward Art Stories é impulsionada e fortalecida pelas ideias por trás das diversas narrativas e expressões artísticas do continente africano e da sua diáspora. Para promover novas leituras da coleção, a FAS convidou Cindy Sissokho para colaborar no seu programa, com a curadoria de uma exposição coletiva que explora temas da coleção.
Sobre a Coleção //
A FAS – Forward Art Stories é uma coleção privada sediada entre Lisboa e Luanda. Fundada em 2016, FAS é impulsionada e fortalecida pelas ideias subjacentes às diversas narrativas e expressões artísticas de o continente africano e a sua diáspora. Para promover novas leituras da coleção, a FAS convida e apoia artistas, curadores, escritores e críticos a colaborar no seu programa. Através de parcerias e projectos , a nossa ambição é divulgar, fazer circular e discutir as obras da coleção.
Atualmente, a FAS tem um escritório em Lisboa e, em 2025, lançou o FAS Project Space – um centro cultural localizado no coração de Luanda, Angola. Este espaço dedica-se principalmente a fomentar o diálogo, a promover o intercâmbio cultural e a fomentar a experimentação artística entre disciplinas no seio das comunidades locais
A FAS apoia o reconhecimento de artistas como membro da Rede de Mecenas Africanos da Fundação Delfina, bem como através da doação de obras a instituições como a TATE e o Centre Pompidou. Outras iniciativas nos últimos anos incluem colaborações com a Bienal de Sharjah, Hangar – Centro para a Investigação Artística, Gasworks, La Biennale de Venezia, La Biennale de Lubumbashi, PhotoEspaña, e Kadist. Em 2024, a FAS tornou-se membro da organização World Art Foundations. A coleção está associada a publicações e edições recentes, tais como Opera to a Black Venus de Grada Kilomba publicada pela Baden Baden, Breadcrumbs of History – Selected works from the FAS Collection e Atlantica pela Hangar Books, perspectivando a expansão do cânone da cultura ocidental.
www.fas-collection.com | @forward_art_stories | contact@fas-collection.com
Sobre a curadora //
Cindy Sissokho (França) é curadora, produtora cultural, consultora de arte e escritora, com foco em práticas anticoloniais, sociais e políticas no âmbito das artes e da cultura. O seu trabalho curatorial é alimentado pela urgência de alargar e disseminar o conhecimento e a produção artística a partir de perspectivas sistematicamente racializadas e marginalizadas. Atualmente, trabalha como curadora na Wellcome Collection, em Londres, onde foi recentemente curadora da grande exposição Hard Graft: Work, Health & Rights. Foi co-curadora do Pavilhão Francês do artista Julien Creuzet, com
Céline Kopp para a 60ª edição da Bienal de Veneza em 2024. Anteriormente, trabalhou como curadora na The New Art Exchange e na equipa de Exposições e Programas Públicos da Nottingham Contemporary.
www.cindysissokho.com | @cindysissokho
Descarregue aqui a Folha de Sala para Crianças.
– 02.11.2025