As Galerias Municipais inscrevem-se no diversificado contexto artístico da cidade de Lisboa. Contando com cinco galerias que funcionam em rede, a programação tem tomado forma através da apresentação de exposições, performances, propostas discursivas, concertos, workshops, numa continua relação de proximidade com os vários agentes culturais que operaram na cidade.
Em 2021 as Galerias Municipais decidiram criar um Banco de Materiais com o intuito de disponibilizar, de modo temporário, material expositivo ou de apoio a exposições, a associações culturais sem fins lucrativos, artistas e curadores independentes. No decorrer da sua longa atividade, as Galerias Municipais reuniram um espólio significativo, que se encontra armazenado e pode ser partilhado. Pretende-se desta forma potencial princípios de economia circular e reutilização de materiais. Referimo-nos designadamente a plintos, vitrines, cadeiras, mesas, material de escritório e materiais sobrante de intervenções nos espaços.
Neste sentido, os pedidos serão analisados caso a caso e para isso sugerimos que as pessoas ou entidades interessadas escrevam para: info@galeriasmunicipais.pt, assim como para esclarecimento de dúvidas.