A Equipa de Mediação das Galerias Municipais tem no centro do seu trabalho, a conceção e a realização de visitas guiadas e atividades de expressão plástica, dirigidas à comunidade escolar e ao público geral, no contexto da programação das exposições temporárias na Galeria Quadrum, no Pavilhão Branco, na Galeria Boavista, na Galeria Avenida da Índia e no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional.
Mediação
Visitas Guiadas
Na tentativa de aproximar a comunidade escolar da experiência estética e crítica que pode ser visitar uma exposição de arte contemporânea, as Galerias Municipais recebem grupos de alunos para um encontro com o projeto e o processo artístico apresentado, utilizando recursos pedagógicos adequados aos vários níveis de ensino e áreas de formação. Neste encontro intimamente público entre a obra e o visitante, a mediação surge somente para iluminar algumas questões do mundo e da existência humana, por vezes invisíveis e silenciosas.
Atividades
Na sequência das visitas guiadas, as crianças são convidadas a desenvolver atividades de expressão plástica, com recurso a vários materiais e suportes, que se podem traduzir em registos gráficos, pictóricos, fotográficos, sonoros e construções tridimensionais.
Folha de Sala para Crianças
Desde 2021, é oferecida a todas as crianças e jovens que nos visitam, em contexto escolar ou informal, uma folha de sala intitulada “duas ou três coisas que vi na exposição…”, um documento criado para aproximar estes visitantes às propostas expositivas apresentadas nas Galerias Municipais.
Acessibilidades
Desde o início de 2024, as Galerias Municipais estão empenhadas em dar continuidade ao trabalho desenvolvido na área da Acessibilidade e Inclusão, eixo fundamental e prioritário para garantir um acolhimento e mediação inclusivos, bem como uma fruição cultural e artística acessível a todas as pessoas. Temos programadas visitas às exposições, uma vez por mês, com tradução em Língua Gestual Portuguesa, realizadas pela equipa de mediação ou pelo curador ou curadora da exposição.