Galeria Boavista

Sem Pressa de Chegar

Artistas Sara Chang Yan
Curadoria Sara Antónia Matos / Pedro Faro
Inauguração 09/05/2019 18:00
Data De 10/05/2019 a 25/08/2019
Folha de Sala

As Galerias Municipais apresentam “Sem pressa de chegar”, exposição individual de Sara Chang Yan, com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, na Galeria da Boavista.

O título “Sem pressa de chegar” é uma frase retirada de um trabalho de som que Sara Chang Yan apresenta nesta exposição e serve como mote para pensar a forma como a artista tem trabalhado o espaço e o tempo do desenho nas práticas artísticas contemporâneas. O seu trabalho põe em relevo a disponibilidade para fazer e ver o que cada traço, incisão, marca, reflexo, pode conter. Daí poder-se dizer que o seu trabalho e modus operandi envolvem um modo de desaceleração em relação à realidade. Sem pressa de chegar a nada definitivo?

Trabalhando o desenho em diferentes suportes – papel, vídeo, som, sobre a parede, no espaço e através dele, muitas vezes adquirindo a forma de instalações – a artista explora modalidades de registo e de presença de aspectos muito subtis como a luz, a sombra, a transparência ou a opacidade, a intensidade das coisas e não tanto as coisas em si. Poderão as suas obras ser pensadas como equações energéticas do espaço?

Podemos dizer que Sara Chang Yan desenha mais o espaço do que os objectos. Segundo a artista: “Quando olho para o mundo, acho que não chega, tem que haver mais do que isto. Interessa-me um gesto que é qualitativo.” As obras propõem assim capturar a qualidade interna que as move, que as faz viver. “Parece-me que a vida acontece em estados que não são visíveis nem materiais”. A artista interroga sobre como o estado interno de cada um pode mudar a realidade. Com uma preocupação ontológica, os seus desenhos procuram entender ou dar forma ao complexo estrutura-movimento-vibração, muitas vezes invisível, equacionando estados e termos como: intuição, intenção, vazio, consciência, evidência, ser.

Cada obra de Sara Chang Yan forma-se a partir do que fica entre o visível e invisível, o material e o imaterial, o tangível e o infinito. Cada desenho gera evidências e momentos de consciência não tanto sobre a figura de objectos ou sobre a sua representação mas sobre as suas qualidades, propriedades internas, movimentos e vibrações que antecedem a forma. Será que o assunto que lhe interessa é anterior ao pensamento?

No desenho de Sara Chang Yan surgiram, a partir de certa altura, uma diversidade de gestos sobre o papel: cortes, relevos, camadas densas e translucidas. O desenho saiu da folha de papel, da parede e colocou-se no espaço – como que adquirindo a qualidade de uma equação energética, assim testando a resistência do espectador face à sua quase imaterialidade – ao seu quase nada, quase inexistência – e ao abrandamento que o desenho impõe.

 

Biografia

Sara Chang Yan (Lisboa, 1982) vive e trabalha em Lisboa e no Pico.

Licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2006) e no Ar.Co realizou  o  Curso  Regular  de  Desenho  (2010), o  Curso  Avançado  em  Artes  Plásticas  (2013), no âmbito do qual recebeu a bolsa de estudo da Fundação Carmona e Costa (2013). Em 2015 foi selecionada para a residência artística da Fundación Botín: “Getting Lost” de Julie Mehretu. No mesmo ano, recebeu  o  Prémio  Artes  Visuais  para  Jovens  Criadores  da  Fundação  Calouste  Gulbenkian. Em 2016 foi selecionada para o Open Sessions 2016-2017, no The Drawing Center em Nova Iorque.

Exposições  recentes:  Um  Plano  Tangível  e  Infinito,  Galeria  Madragoa,  Lisboa,  2018;  Campo  de Visão,  Núcleo  de  Arte  Contemporânea  da  Câmara  Municipal  de  Lisboa,  2018;  Where  Do  We Stand? Two Years of Drawing Open Sessions, The Drawing Center, New York, 2017; Hibernation Plan, The Drawing Center, 2016; Escuto o silêncio, fala inteiro e com precisão, Madragoa, Lisbon, 2016.

Visita Guiada

VISITA MEDIADA por SARA CHANG YAN

6 julho 16h

sem marcação prévia

 

 

Visitas Mediadas Gratuitas

Abordagens e Processos na Arte Contemporânea

Escolas – Ensino Secundário e Superior – Atividade adaptável aos 1º, 2º e 3º ciclo

de terça a sexta-feira

Marcação Prévia: servicoeducativo@galeriasmunicipais.pt