Ansiedade energética

common room (Lars Fischer, Kim Förster)

thumbnail DISQUIETUDE

Ansiedade energética é uma visita guiada com curadores common room (Lars Fischer, Bruxelas, e Kim Förster, Manchester) e participantes da exposição e publicação “Inquietação. Arquitetura e Energia em Portugal” com obras de Lara Almarcegui, ateliermob, Christoph Brünggel, Nuno Cera, Marina Pinsky, Nuno Vasconcelos. A exposição aborda o cruzamento da arquitetura com a energia no século XX, considerando as transformações atuais, e tomando Portugal como exemplo. “Inquietação. Arquitetura e Energia em Portugal” apresenta obras artísticas, arquitetónicas, arquivísticas e criativas que incidem sobre a relação entre a arquitetura e a energia num sentido mais lato.

A common room é um ateliê de arquitetura igualmente dedicado à publicação e curadoria. É uma plataforma colaborativa sediada em Nova Iorque e Bruxelas.

Lars Fischer é arquiteto e membro fundador da common room. Leciona atualmente na Faculdade de Arquitetura – Campus Sint Lucas da KU Leuven, em Bruxelas, e na Peter Behrens School of Arts, em Dusseldorf, focando-se na mediação de uma arquitetura ecológica.

Kim Förster é historiador de arquitetura e, atualmente, professor na área de Estudos Arquitetónicos na Universidade de Manchester, onde integra o centro de investigação MARG (Manchester Architecture Research Group). Tanto na investigação como no ensino, foca-se na ecologização da arquitetura, histórias ambientais, culturas da energia e transição material, bem como numa abordagem ao cimento sob o ponto de vista das «humanidades arquitetónicas».

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
17.11.2022
– 26.03.2023
Inquietação. Arquitetura e Energia em Portugal
Lara Almarcegui, ateliermob, Christoph Brünggel, Nuno Cera, Marina Pinsky, Nuno Vasconcelos
common room
Galeria Avenida da Índia