Kissing Someone in the Middle of a Crowd: Translating Ernesto de Sousa´s “Orality the Future of Art”

Pedro Barateiro

Photo Pedro Barateiro

Por ocasião da exposição Ernesto de Sousa, Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos, comissariada por Lilou Vidal, Pedro Barateiro apresentará na Galeria Quadrum uma leitura performativa relacionada com o seu trabalho na exposição.

Em paralelo ao seu interesse na desmaterialização da obra de arte, Barateiro encontrou uma cópia do texto de Ernesto de Sousa “Oralidade, futuro da arte? (Oralidade, futuro da arte?) – escrito em 1968 e publicado pela primeira vez na revista Colóquio: Artes, nº 81, Junho de 1989 – ao visitar a livraria Strand de Nova Iorque em 2011. Este foi o momento das manifestações contra a austeridade em toda a Europa, após a Primavera Árabe, bem como do movimento “Occupy Wall Street” contra a desigualdade económica. Uma ferramenta para a disseminação de ideias foi o “Microfone Humano”, onde cada contribuição de um indivíduo era repetida por um coro para que pudesse ser entendida em toda a praça. Dez anos depois da tradução do texto de Ernesto de Sousa, Barateiro apresenta no Social Space da exposição na Galeria Quadrum, uma rede que abrange memórias recolhidas, citações de Ernesto de Sousa e imagens que enunciam o poder da palavra falada.

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
27.11.2021
– 27.02.2022
Ernesto de Sousa, Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos
José de Almada Negreiros, Oficina Arara, Pedro Barateiro, Isabel Carvalho, Salomé Lamas, Hanne Lippard, Sarah Margnetti, Franklin Vilas Boas Neto, Rosa Ramalho, Nils Alix-Tabeling, Nora Turato, Treffen in Guincho*, Ricardo Valentim
Lilou Vidal