LABALÈN

Cecilia Lisa Eliceche, Leandro Nerefuh, Admila Cardoso, Emily da Silva, Bazou Toya

LABALÈN é uma experiência de dança em homenagem a riqueza cósmica do Haiti, parte 2 de 3. LABALÈN é o grande invisível, mistè, das profundezas dos mares e celestial, primeira astrônoma e poeta cósmica.

Leandro Nerefuh (M’Boygy, 1975) é perambulero, costureiro, e poeta aprendiz. Autoinscrito na tradição construtivista brasileira. Desde 2009, desenvolve seu método de tradução formal de narrativas históricas em roteiros e ambientes ligados as geografias da Améryqa e Carybe.

Cecilia Lisa Eliceche (Wallmapu, 1986) é mãe, dançarinx, coreógrafx e campesinx. Elx é atravessadx por mais de 500 anos de colonialismo em Abya Yala e inspiradx por tempos ancestrais fora da linearidade. Entre seus trabalhos, incluem-se “Unison”, “The Ghost of Lumumba”, “Caribbean Thinkers for a New Europe” e “Haiti o Ayiti”. Cecilia agradece a Houngan Jean-Daniel Lafontant, Egbomi Nancy de Souza, Janet Panetta, Weichafe Moira Ivana Millan, Heather Kravas, Leandro Nerefuh e Dr.Kyrah Malika Daniels por influenciarem profundamente quem elx é e o trabalho que faz.

Emily da Silva (Porto Alegre, 1997) é artista independente. Iniciou seus estudos em dança na periferia de Porto Alegre. Durante a adolescência direcionou seus estudos para a Dança Contemporânea. Em 2019 mudou-se para o Norte da Ilha de Chipre, onde aprofundou seus estudos em improvisação, técnica e autonomia na dança. Em 2020 mudou-se para Portugal. Residente em Lisboa, acredita num caminho periférico, independente e coletivo para seguir a construção de uma trajetória artística. Atualmente, é integrante do Coletivo SELVA formado por artistas imigrantes emergentes em Portugal.

Admila Cardoso (Cabo Verde, 1996) é uma entusiasta da Natureza e criação. Curiosa e fã da experimentação em diversas áreas. Em trabalhos, participações/formações com o Teatro e a Dança também em áreas como Cozinha, Empreendedorismo Social e Natureza Regenerativa, Horta em Permacultura, Design e Construção Sustentável, Cerâmica.

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
21.05.2022
– 18.09.2022
Panamérica, lavro e dou fé! Ato 1 – Haiti o Ayiti
Cecilia Lisa Eliceche e Leandro Nerefuh
Galeria da Boavista