Fundado em 1970 por Jorge Peixinho, compositor e uma das figuras mais importantes da cultura portuguesa da segunda metade do século XX, com a colaboração de Clotilde Rosa, António Oliveira e Silva, Carlos Franco e António Reis Gomes, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) é o primeiro grupo português de música contemporânea, desempenhando um papel histórico de vanguarda na abertura da sociedade portuguesa à estética musical do seu tempo. Ao longo dos seus 50 anos de actividade ininterrupta e premiada, o GMCL apresentou-se em concertos e festivais de música contemporânea no nosso país e um pouco por toda a Europa e no Brasil, e continua mantendo a aposta numa regular e fomentada acção pedagógica junto de escolas do Ensino Artístico, na criação de públicos e na formação de novos maestros e intérpretes.
Para o programa para este concerto a Filho Único desafiou o actual director artístico do Grupo, José Sá Machado, a procurar conciliar a intenção de incluir várias obras de Jorge Peixinho com o desejo de ver apresentadas peças de Clotilde Rosa, que para além dos seus méritos artísticos destacou-se por ser a única mulher no grupo de fundadores do GMCL, e da fantástica Constança Capdeville, que infelizmente nos deixou cedo demais. Complementarmente propusemos ao GMCL integrar na sua formação neste espectáculo uma jovem música de electrónica sugerida por nós, distante da frequência e ortodoxia académica mas com interesses e estudos auto-didactas em composição, para interpretar o trabalho de electrónica nas peças que constassem no alinhamento. O repto foi entusiasticamente acolhido e assim convidamos Sara Vigário, que assina como Noiva a sua produção musical, vide o EP de estreia “Condominium” do ano passado, e que não menos entusiasticamente aceitou.
Programa:
Clotilde Rosa – Canto Solar (2010)
Jorge Peixinho – …a silenciosa Rosa / Rio do Tempo (1994)
Constança Capdeville – Momento I (1976)
Jorge Peixinho – Floresta Sagrada (1992)
Clotilde Rosa – Densidades (2002)
Jorge Peixinho – Sine nomine (1987/88)
Site oficial do GMCL
Noiva bandcamp
As Noites de Verão são uma co-produção entre a Filho Único, a EGEAC, as Galerias Municipais de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea.
No plano da história das ideias de programação em Música, o espírito que nos move é um de procura e valorização das propostas que se nutrem de um fulcro e dínamo de investigação e de progressão estética, em torno ao qual músicos e espectáculos se organizam.