Noites de Verão

Maya Dunietz interpreta Emahoy Tsegué-Maryam Guèbrou

NdV Maya

Em 2006, a lendária coleção Éthiopiques revelou as composições musicais de Emahoy Tsegué-Maryam Guèbrou, uma freira etíope de 97 anos que vivia em um mosteiro etíope em Jerusalém. Naquele ano, a artista sonora e pianista israelense Maya Dunietz conheceu-a. Por volta de 2010, Emahoy abordou Dunietz em um pedido de colaboração, a sua amizade evoluiu e, desde então, Dunietz tem trabalhado para tornar a música e a fascinante vida de Emahoy Tsegué-Maryam Guèbrou conhecidas no mundo. Este artista etíope nasceu no meio aristocrático de Addis Ababa e destinada a uma carreira como compositora clássica.

No entanto, as suas ambições foram impedidas pelo imperador e, como resultado, ela optou por se aposentar do mundo, tornando-se freira aos 23 anos. Com grande subtileza e habilidade, Maya Dunietz reinterpreta ao piano este raríssimo repertório: melodias tingidas de uma alegria melancólica, no cruzamento de Chopin e Alice Coltrane, Erik Satie e Charles Mingus, um blues litúrgico que funde influências europeias e tradição etíope.

Os concertos das Noites de Verão nas Galerias Municipais – Quadrum decorrem nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho, às 19h30.
As Noites de Verão no jardim interior da Galeria Quadrum são um programa da Filho Único co-produzido entre a Filho Único e a EGEAC – Galerias Municipais de Lisboa, e apoiado pela Direção-Geral das Artes. No plano da história das ideias de programação em Música, o espírito que nos move é um de procura e valorização das propostas que se nutrem de um fulcro e dínamo de investigação e de progressão estética, em torno ao qual músicos e espectáculos se organizam. O programa das Noites de Verão de 2023 na Galeria Quadrum desenrola-se no mês de julho, às sextas-feiras ao final da tarde.

ler mais
ler menos