Numa reflexão sobre a exposição de Andreia Santana «Eros and Errors» [Eros e Erros], apresentará uma performance durante a sua finissage, no dia 6 de setembro, na Galeria Avenida da Índia.
O espetáculo é apresentado como viagem íntima de uma personagem imaginária que deambula dentro, entre e através dos diferentes mundos da cidade de Nova Iorque. Composto por sete quadros e contrastando com as delicadas esculturas de Santana, o espetáculo baseia-se na fisicalidade, emoções e memórias em estado bruto de Metsalu.
Maria Metsalu (@dotasita) (1990) é uma coreógrafa e artista estónia. Concluiu os seus estudos na SNDO (School for New Dance Development) em Amesterdão, em 2016. A artista e coreógrafa cria obras performativas visuais que, independentemente do suporte escolhido, mantêm como epicentro o seu próprio corpo. Considera as experiências performativas e o desvio performativo como possibilidades através das quais é possível refletir sobre o estado das coisas e sentir-se inspirado a agir, constituindo assim formatos que permitem criar uma memória coletiva. Interessa-se pelo conceito de público emancipado, pelos diferentes modos de alcançar esta ativação e pelas formas como a posição do espetador pode ser desafiada, desestabilizada ou inclusivamente abolida. Considera a performance como um espaço radical, capaz de criar novos significados, novas formas de olhar e de ver.
Metsalu trata as suas produções – em particular as mais recentes – como viagens muito pessoais em que expressa a sua atitude punk em relação à dança, mergulhando profundamente nas mais cruas emoções. Para além do seu trabalho a solo, é um dos membros fundadores do coletivo internacional de performance Young Boy Dancing Group.
– 06.09.2024