No contexto da exposição This is a Bar… ou Praia de Banhos – Joaquim Bravo, Turismo e o Algarve, com curadoria do artista Diogo Pinto e atualmente patente nas Galerias Municipais – Pavilhão Branco, convidamo-lo a Verão – Été – Verão – Sommer – uma apresentação com Faltpavillon e Diogo Pinto em Lisboa.
Faltpavillon (pavilhão dobrável) é uma exposição itinerante criada por Michael Ray-Von e Finn Curry. No lugar de um espaço de galeria convencional com uma localização fixa, o seu formato consiste num pavilhão pop-up de 3 x 3 metros, comummente encontrado no contexto de festas de casamento, mercados de rua, e escavações arqueológicas, entre outros. Para cada edição do Faltpavillon, um artista é convidado a selecionar um novo local onde montar o pavilhão e apresentar obras dentro e à volta do mesmo.
Para a exposição Verão – Été – Verão – Sommer, Diogo Pinto apresentará uma obra original dentro da tenda em frente ao Pavilhão Branco e novamente, outra obra, numa praia algarvia. A prática curatorial e artística de Pinto examina narrativas e atores históricos da arte portuguesa, neste caso focando na indústria do turismo no Algarve. Através do Faltpavillon, o seu trabalho será enquadrado diretamente pelos ambientes que o seu trabalho curatorial e artístico investiga, disponibilizando assim novas ligações ao espectador e sublinha assim a ligação inextricável entre o espaço físico do Algarve, a sua história no que diz respeito ao turismo, e a sua representação na arte.
28.6.2022 – com itinerância na Praia da Figueira, Algarve