Visitas Guiadas “Cemitério das Âncoras”

Veronika Spierenburg, Nuno Barroso

cemiterio das ancoras veronika spierenburg e nuno barroso galerias municipais

Por ocasião do ultimo dia da exposição Cemitério das Âncoras na Galeria da Boavista convidamos para uma visita guiada com as artistas Veronika Spierenburg e Nuno Barroso. Para além da apresentação de um novo filme da dupla no primeiro andar, a exposição “Cemitério das Âncoras” reflete sobre o imaginário da pesca e do mar, apresentando artefactos e documentos visuais históricos no piso térreo da galeria. Nesta secção, apresenta-se uma seleção de obras emprestadas de museus de todo o país, incluindo fotografias de Benjamim Pereira e Artur Pastor, bem como reproduções escultóricas produzidas pelos artistas em colaboração com artesãos locais. Assim, os artistas questionam: «Como podem ler-se, nos nossos dias, os objetos históricos e as fotografias? Como é contada a história e como mostrar a efemeridade em relação com o presente?» Numa tentativa de criar uma reconstrução cultural da história da pesca artesanal, o desaparecimento e a agência de uma memória cultural e ecológica de Portugal são escrutinados simultaneamente.

A artista Veronika Spierenburg trabalha na zona de intersecção do som com o movimento corporal e a arquitetura, utilizando uma grande diversidade de suportes e materiais. Estudou fotografia na Gerrit Rietveld Acamedy em Amesterdão, tendo depois realizado um mestrado em belas artes no Central Saint Martin’s College, em Londres.

Nuno Barroso estudou Engenharia do Ambiente na Universidade Nova de Lisboa e fotografia no Atelier de Lisboa. Presentemente, trabalha no projeto de arte colaborativa Guarda Rios, um coletivo nómada e experimental que desenvolve investigação sobre os rios da Península Ibérica.

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
13.04.2021
– 20.06.2021
Cemitério das Âncoras
Veronika Spierenburg e Nuno Barroso
Galeria da Boavista