Footnote 15: A Prototype

Ana Cardoso, Union Gaucha Productions (Karin Schneider e Nicolás Guagnini), Eileen Quinlan, Jorge Pinheiro, Igor Krenz, Józef Robakowski, Monika Sosnowska, Tomás Cunha Ferreira

Catálogo da exposição Footnote 15: A Prototype, que decorreu na Galeria Boavista entre 19 de fevereiro e 30 de maio de 2022, com curadoria de Barbara Piwowarska.
A publicação conta com textos de Barbara Piwowarska, Tobi Maier, e também um encarte com diálogos entre Ana Cardoso e Tomás Cunha Ferreira, incluindo fotografias da exposição e também de outras iterações do projecto Footnote.

¬¬“Um protótipo é a forma inicial de um material que pode ser testado em laboratórios de arte. As suas características essenciais são o processo e a materialização. Mesmo com o seu estatuto de trabalho inacabado, ainda não concluído, continua a ser um modus operandi crucial das vanguardas ao longo de décadas. Como um modelo sujeito a modificações, a exposição na Galeria da Boavista foi definida como tal — um protótipo.”
– Barbara Piwowarska

“Com o que é que me identifico? Identifico-me com o legado mais abstracto da Pintura e isso não exclui outras coisas, mas é o que me interessa, porque me dá uma liberdade que é muito importante.”
– Ana Cardoso

“Percebi que às vezes uma coisa não leva a outra. Ás vezes uma coisa leva a lado nenhum. E descobri ou percebi que, no meu trabalho, procuro isso: procuro que uma coisa não leve a lado nenhum, procuro que uma coisa não leve a outra.”
– Tomás Cunha Ferreira

“Com curadoria de Barbara Piwowarska e desenvolvida em colaboração com a artista Ana Cardoso, a exposição Footnote 15: A Prototype constitui a 15ª apresentação de uma série que teve início em 2010.”
– Tobi Maier