PLEC. Processo Lúdico em Construção

Rui Mendes, Joana Martins, Alessandro Sartore, Gabriel Mateus

Publicação referente a PLEC, Processo Lúdico em Construção, um projecto de arquitectura, arte e participação, desenvolvido a partir da ideia de Playground como lugar de construção do comum na cidade.

“O potencial do Playground enquanto figura de espaço tem a capacidade de ser o epicentro de uma nova revolução da reconstrução do sentido de cidade. Como fragmento virtualmente ilimitado tem a potência de suspender o tempo e abrir a dúvida sobre a inevitabilidade dos destinos da cidade.”
— Rui Mendes

“Na nossa imaginação, somos náufragos permanentes. Vivemos «no absolutismo da realidade». Se cada solução técnica para um problema abre as portas a uma série de outros problemas, e a possibilidade de o número crescente de problemas autocriados ultrapassar a nossa possibilidade de os resolver num futuro próximo, então o medo generalizado não é de forma alguma estranho. A figura do arquiteto poderia, então, ser vista como um mito.”
— Gerrit Confurius

“A arte das últimas décadas do séc. XX foi invadida pelas ideias de projeto, processo e experiência laboratorial, em parte associadas a uma preocupação com a utilidade social da obra de arte, frequentemente com contornos políticos vincados. O projeto PLEC é disso exemplo, procurando pensar de que modo a apropriação e a utilização do espaço comum, através de um playground desenhado para uso de crianças, incorpora ou denota princípios de um posicionamento ideológico.”
— Sara Antónia Matos e Pedro Faro