Propeller Spectrum – Do funcionamento dos relógios e outros padrões

Hélice (Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim, Rodrigo Tavarela Peixoto e Valter Ventura

Catálogo da exposição Spectrum, projecto da associação cultural Hélice, patente na galeria Avenida da Índia de 7 de Maio a 26 de Junho de 2022. A publicação reúne registos da actividade do colectivo, debruçando-se sobre a produção coletiva de um arquivo fotográfico.

“Dante encontrava Virgílio, sombra ou homem, encontrando o seu guia para o inferno. A nós, as sombras irão guiar-nos pela história das imagens, com e sem movimento, com ou sem vontade de arte – seja isso o que for. Sem nome, a jovem filha de um oleiro de Corinto, contorna com uma linha a sombra do amante que parte, agarrando-lhe, com esse gesto, uma presença, na iminência d sua ausência – substituindo o viajante por uma imagem.”
– José António Leitão

“Em todo o arquivo pretendem que a imagem se imponha enquanto ente fundador, aparecendo o texto como periferia da imagem. Esta inconsistência permanente do arquivo desliga-o também do estabelecimento do exercício de um poder, tornando inteligível aquilo que está a ser arquivado: um arquivo inútil quando colocado numa perspetiva institucional.”

– Equipa Hélice

“The images that came together in Spectrum are stripped of any context, authorship, intention, or origin – all these strings are cut off, lost. And so, unlike the content of a classical archive, these images can be “reincarnated”. The balance that seems to be inherent to anything in life: every time something disappears, a space for something new emerges. What is that, when it comes to photographs?”
– Katarína Poliačiková