Sever

Sara de Chiara

As Galerias Municipais lançaram o Open Call: Jovens Curadores, através do qual se selecionaram quatro projectos curatoriais, em forma de exposição, para apresentar na Galeria Municipal da Boavista, no decorrer de um ano (2017). Por cada projecto curatorial foi editada uma publicação, sendo SEVER da curadora Sara de Chiara a segunda proposta. Esta mostra reuniu trabalhos de Ana Lupas, Beatrice Marchi, Christodoulos Panayiotou, Eloise Hawser, Gonçalo Preto, Jason Dodge, Joanna Piotrowska e Namsal Siedlecki, entre 21 de julho e 1 de outubro de 2017.

“Segundo a curadora, “SEVER” é a mensagem incriptada que Maria do Carmo, mesmo antes da sua morte em Lisboa, escreveu numa nota endereçada ao protagonista do conto de Antonio Tabucchi O Jogo do Reverso (1981). Este jogo, que consiste na reversão de palavras, radica na descoberta de que uma certa coisa que é “assim”, também é simultaneamente “doutra maneira” – descoberta, de resto, inerente à experiência proporcionada pela arte que recusa convenções, tentativas de legibilidade comuns ou mesmo oposições binárias e divisões estanques, nomeadamente, entre ficção e realidade.”

Sara Antónia Matos

“SEVER reúne obras de artistas de diferentes gerações, que refletem sobre a ideia de identidade, individual ou coletiva, concebida como um elemento visível que é também formado pelo seu oposto, o seu reverso, e que renegoceia constantemente a fronteira entre realidade e ficção, sob a pressão variável dos sonhos, dos desejos, da vontade de transformar, da memoria ou das aspirações.”

Sara De Chiara

ler mais
ler menos