Todos os Títulos Estão Errados. Exposição Antológica

Paulo Quintas

Catálogo da exposição antológica Todos os Títulos Estão Errados de Paulo Quintas, que esteve patente no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, entre 24 de fevereiro e 30 de abril de 2018, com curadoria de Isabel Carlos. A publicação contém textos de Sara Antónia Matos, Isabel Carlos e Rui Chafes, a reprodução fotográfica das obras expostas, incluindo vistas de exposição, e a biografia com o percurso expositivo completo do artista.

“Na pintura de Paulo Quintas também não há figuração humana e a rarefacção da figura, em geral geométrica e abstracta, a dissolução ou erosão das formas nas superfícies pictóricas parecem ser marcas da sua obra – o que me leva a dizer que a pintura de Paulo Quintas é tocada pela índole da morte e da anulação. Tudo nela é da ordem da erosão, tudo tende a desaparecer e como que a desfazer-se na superfície da tela, tudo nela remete para a dissolução espacial.”

-Sara Antónia Matos

“A designação da exposição impôs-se, assim, com uma clareza tão luminosa quanto cortante: «Todos os títulos estão errados», ou poderíamos dizer o seu contrário, todos os títulos estão certos. A intenção é propositadamente instalar uma espécie de desconforto com as afirmações, as nomeações, as sínteses, as grandes definições e os sistemas fechados: «Gosto de dizer uma coisa e o seu contrário. Os fragmentos estão cheios de identidade» (PQ).”

-Isabel Carlos

“A ética destas pinturas é uma ética dura, de secura, de deserto ardente. Ter a coragem de oferecer apenas o que se tem: o deserto é apenas seco e duro. Estas pinturas não nos prometem nada, nem sugerem nada. Não são paisagens secas, são a secura. Não é o sol, é o deserto calcinado. Acredito nesta pintura como acredito na verdade: crua, dura, inevitável, incontornável, imutável e corajosa. É a pintura de quem sabe ver, ver e compreender tudo, de quem está afastado de si próprio e nunca jogou, porque sabe que o jogo é que precisa dele. É uma pintura que quer sempre partir do nada até conseguir apagar os vestígios da sua vontade.”

-Rui Chafes

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
24.02.2018
– 30.04.2018
Todos os Títulos Estão Errados
Paulo Quintas
Isabel Carlos
Torreão Nascente da Cordoaria Nacional