– 27.09.2015
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o 70º aniversário.
Depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional juntou-se para criar uma organização que garantisse a paz e a segurança, o que aconteceu a 26 de junho de 1945, com a assinatura da Carta das Nações Unidas em São Francisco (EUA), na qual participaram 51 países.
Para marcar esta importante e auspiciosa ocasião, o Departamento de Informação Pública da ONU e a Fundação Gabarron co-organizaram uma exposição que permite uma viagem pelo seu vasto arquivo iconográfico.
O objetivo dos curadores Chaim Litewski, Antonio Silva, Mark Garten e Ziad Al-Kadri, é mostrar o percurso da ONU num mundo que mudou drasticamente ao longo de 70 anos e destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas principais atividades: Direitos Humanos, Desenvolvimento, Assistência Humanitária e Paz e Segurança.
As obras foram selecionadas com base nas sugestões e contributos de funcionários da ONU, intelectuais, artistas, jornalistas e historiadores e visa, também, lançar pistas sobre o papel da organização no futuro. Passados 70 anos, a ONU reúne 193 Estados-membros e prepara um novo paradigma de desenvolvimento sustentável para as gerações vindouras.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, considera fundamental preservar e divulgar este espólio. Sobre esta exposição realçou que: “Temos cerca de 800.000 fotografias e dezenas de milhares de horas de gravações de áudio e vídeo. A história da humanidade ao longo das últimas sete décadas não ficaria completa sem os Arquivos da ONU. Inspiremo-nos nas conquistas que estão documentadas nesta exposição para fazermos ainda mais em prol do nosso futuro coletivo”.
– 27.09.2015