ARCO Madrid 2018

Ana Manso, Pedro Henriques

arco madrid margarida mendes galerias municipais capa
1/2

A dupla Ana Manso e Pedro Henriques colabora na sua segunda apresentação para a ARCO Madrid, na sequência da exposição “Menthol” no espaço de projeto Ar Sólido, em Lisboa, em 2016. Uma visita a uma garagem com o letreiro “La Puerta De Tus Sueños” [a porta dos teus sonhos] esteve na origem da sua instalação. Nela, os dois artistas desenvolveram uma apresentação panorâmica que inclui trabalhos pictóricos e escultóricos em mútua contaminação, enquadrados por um friso de parede que envolve o espaço.

As pinceladas lúdicas de Ana Manso conferem uma métrica rítmica à complexidade refrescante das suas pinturas. Percursos em suaves cores pastel sobrepõem-se numa rede esfuziante de camadas transparentes, convidando o vagueante olhar do espetador a entrar no realismo hipnótico dos fenómenos óticos. Harmonias de luz caiem de dimensões paralelas em catadupa. As cores emergem num misterioso conflito inconstante à medida que a tensão superficial das pinturas se expande e o olhar escapa, numa rota de voo por entre os vestígios de um anterior delírio.

As imagens escultóricas de Pedro Henriques encontram-se instaladas em calhas de alumínio, como se existissem numa dimensão aerodinâmica onde competem entre si. Trata-se de recortes de madeira pintados a tinta acrílica na qual o artista grava marcas gestuais com as mãos, interferindo com o processo de secagem. A vorticidade e velocidade destas esculturas é realçada pela forma angular dos seus contornos triangulares. Elas tornam-se placas direcionais às quais são adicionados objetos ocasionais, como um espelho de motociclo.
– Margarida Mendes, curadora

ler mais
ler menos