Mar de Cristal

Henrique Loja, James Bantone, Sara Graça, Sofia Montanha, weecolors

1/2

As Galerias Municipais de Lisboa estão presentes na ARCOmadrid pelo quarto ano consecutivo com um grupo de artistas que ainda não estão representados através de galerias comerciais. Para a edição de 2021 da feira, as Galerias Municipais convidaram a Supermala, uma iniciativa dirigida por artistas baseados em Lisboa para a curadoria do stand. Cofundado por Sofia Montanha e Henrique Loja em 2020, Supermala é um projeto multidisciplinar nómada que intersecta a prática curatorial e a moda do-it-yourself, promovendo eventos em diversos contextos de arte contemporânea. Em 2021 abriram o espaço expositivo MALA no bairro da Ajuda, em Lisboa.
Tomando o seu título emprestado do nome cintilante da estação de metro Mar de Cristal, situada perto do recinto da feira IFEMA, a exposição deste ano convida os visitantes e amigos da feira para se reunirem no stand 9B27. Mar de Cristal foi especialmente concebido para o stand da feira, onde os artistas Sofia Montanha e Henrique Loja apresentam trabalhos ao lado de James Bantone, Sara Graça e weecolors.

Durante o último ano, weecolors desenhou sentimentos encarnados por flores e animais. Enquanto só em casa, weecolors faz acompanhar a prática de desenho e leitura de poemas e ensaios queer, através de interações online no Instagram. Os intrincados desenhos da sua série Tus ojos están rojos (2021) são apresentados adjacentes a grandes impressões de papel de parede de James Bantone intituladas Smell my feelings (2021). A prática artística de Bantone constitui uma exploração contínua do desejo mímico através de reproduções inquietantes das subtilezas codificadas do gesto, que dizem respeito a questões de género, sexualidade e raça. Adjacente à mesa de campismo, Sara Graça, sediada em Lisboa, apresenta novas esculturas em cartão da sua série Ratazanas e Calendários (2020-2021). Entre outras obras, as esculturas de Henrique Loja Too too horny dead to live, to cum (2020-2021) prestam homenagem a congregações de piqueniques passados. Partindo do stand 9B27 e em linha com o interesse da artista em combinar as qualidades conceptuais das tendências estéticas como meio de comunicação para testar as possibilidades de construção de comunidade na cultura visual contemporânea, Sofia Montanha e pessoas ligadas ao projeto estarão ocasionalmente a vestir esculturas têxteis em torno da feira.

ler mais
ler menos