Panamérica, lavro e dou fé! Ato 1 – Haiti o Ayiti

Cecilia Lisa Eliceche e Leandro Nerefuh

IMG bandeiras
1/2

Ato 1, a começar pelo começo. Haiti, ou melhor, Ayiti, que quer dizer “terra elevada“, foi por milhares de anos uma Meca, território sagrado, lugar de carregos e descarregos cósmicos para os povos Taino, Arawak, Marien, Magua, Maguana, Higuey, Xaragua, Ciboney, Lokono, Inwiti, Lucumi, entre tantes outres. Foi lá também que tribos européias invadiram, em 1492, dando inicio a hecatombe da colonização e Maafa. Entre as multitudinárias e continuas revoltas que marcaram esses últimos 530 anos, destaca-se Bwa Kayiman, um congresso, conselho de guerra, encontro de dança e cerimônia Vodou, múltiplo no espaço e no tempo, convocado por uma sacerdotisa africana, que deu início à vitoriosa Revolução do Haiti, em 1791. Com a Revolução Haitiana, projetos e fantasias de emancipação, mistè, e resistência anticolonial convergiram em uma ilha. Mas a abrangência desse imaginário ressoa para muito além desde então. As lutas por liberdade do Rio de la Plata a Nova Orleans também tiveram sua gênese no Haiti. Esse programa ambiental presta homenagem à história de resistência e à riqueza cósmica da ilha do AYITI. AYIBOBO!

– Cecilia Lisa Eliceche e Leandro Nerefuh

haitioayiti.com

oferenda de dança / dance offering

21.05
18h-21h

YENE – experiência de dança em homenagem a riqueza cósmica do Haiti, parte 1 de 3. YENE é uma entidade Austral/Astral que, com sua imensidão, cruza oceanos e navega entre mundos como um farol.

4.06
14h – 18h

LABALÈN – experiência de dança em homenagem a riqueza cósmica do Haiti, parte 2 de 3. LABALÈN é o grande invisível, mistè, das profundezas dos mares e celestial, primeira astrônoma e poeta cósmica.

25.06
14h-18h

LASIRÈN – experiência de dança em homenagem a riqueza cósmica do Haiti, parte 3 de 3. LASIRÈN personifica as extremidades cabalísticas da água ou das ondas, tanto aquáticas quanto musicais. Representa o mistério da música sagrada.

Dança (kulev yo): Cecilia Lisa Eliceche, Admila Cardoso, Emily da Silva
Guardiães: Leandro Nerefuh e Bazou Toya

Leandro Nerefuh (M’Boygy, 1975) é perambulero, costureiro, e poeta aprendiz. Autoinscrito na tradição construtivista brasileira. Desde 2009, desenvolve seu método de tradução formal de narrativas históricas em roteiros e ambientes ligados as geografias da Améryqa e Carybe.

Cecilia Lisa Eliceche (Wallmapu, 1986) é mãe, dançarinx, coreógrafx e campesinx. Elx é atravessadx por mais de 500 anos de colonialismo em Abya Yala e inspiradx por tempos ancestrais fora da linearidade. Entre seus trabalhos, incluem-se “Unison”, “The Ghost of Lumumba”, “Caribbean Thinkers for a New Europe” e “Haiti o Ayiti”. Cecilia agradece a Houngan Jean-Daniel Lafontant, Egbomi Nancy de Souza, Janet Panetta, Weichafe Moira Ivana Millan, Heather Kravas, Leandro Nerefuh e Dr.Kyrah Malika Daniels por influenciarem profundamente quem elx é e o trabalho que faz.

Emily da Silva (Porto Alegre, 1997) é artista independente. Iniciou seus estudos em dança na periferia de Porto Alegre. Durante a adolescência direcionou seus estudos para a Dança Contemporânea. Em 2019 mudou-se para o Norte da Ilha de Chipre, onde aprofundou seus estudos em improvisação, técnica e autonomia na dança. Em 2020 mudou-se para Portugal. Residente em Lisboa, acredita num caminho periférico, independente e coletivo para seguir a construção de uma trajetória artística. Atualmente, é integrante do Coletivo SELVA formado por artistas imigrantes emergentes em Portugal.

Admila Cardoso (Cabo Verde, 1996) é uma entusiasta da Natureza e criação. Curiosa e fã da experimentação em diversas áreas. Em trabalhos, participações/formações com o Teatro e a Dança também em áreas como Cozinha, Empreendedorismo Social e Natureza Regenerativa, Horta em Permacultura, Design e Construção Sustentável, Cerâmica.

ler mais
ler menos

Programa Público

Data
Título
Com/de
Categoria
Local
20220521
21.05.2022
YENE
Cecilia Lisa Eliceche, Leandro Nerefuh, Admila Cardoso, Emily da Silva, Bazou Toya
Oferenda de dança
Galeria da Boavista
20220604
04.06.2022
LABALÈN
Cecilia Lisa Eliceche, Leandro Nerefuh, Admila Cardoso, Emily da Silva, Bazou Toya
Oferenda de dança
Galeria da Boavista
20220625
25.06.2022
LASIRÈN
Cecilia Lisa Eliceche, Leandro Nerefuh, Admila Cardoso, Emily da Silva, Bazou Toya
Oferenda de dança
Galeria da Boavista