This is a Bar… ou Praia de Banhos – Joaquim Bravo, Turismo e o Algarve

Joaquim Bravo e Álvaro Lapa, António da Cunha Telles, António Palolo, BRANA, Cristina Motta, João Cutileiro, Jorge Mealha, José Miranda Justo, Maria Altina Martins, Patrícia Almeida, Peter Jones, Rosa Jones, Vera Gonçalves, Xana, Zé Ventura

DSC
1/3

Entre as décadas de 70 e 80 em Lagos (Algarve), Joaquim Bravo (1935-1990) criou “Marinas”, uma série de desenhos cénicos de praias locais. Assinado com o alter-ego BRANA, as obras destinavam-se a ser vendidas como lembranças aos turistas que visitavam a região.
Quando Bravo se mudou para Lagos em 1966, o seu primeiro emprego foi como Caddie Master no Hotel do Golfe da Penina (um dos muitos empregos criados pelo recentemente inaugurado hotel de cinco estrelas, o primeiro na região). Na altura, devido aos esforços do Estado para incentivar o turismo, estabeleceu-se uma nova imagem do Algarve, promovendo a paisagem paradisíaca como um lugar de tradição, autenticidade, história e paz.

Partindo de “Marinas”, e guiada pelo arquivo de Bravo, “This is a Bar…” desdobra uma perspetiva artística e social (e não histórica) dos últimos cinquenta anos de uma vívida cena artística, revelando associações no percurso de Bravo que se estendem além da troca recíproca com (e influência duradoura em) outros artistas, colegas, amigos e conhecidos. Ao reunir obras e documentos intrinsecamente ligados à região, esta exposição procura enredar as relações subtis entre arte e turismo em Portugal, realçando várias estratégias e reações artísticas às mudanças provocadas pelos mecanismos turísticos no Algarve desde os anos 60.
 
A exposição será acompanhada por uma publicação da autoria do curador e Mariana Tilly.

Descarregue aqui a Folha de Sala para Crianças.

ler mais
ler menos