– 30.06.2020
Em 2019/2020 A Câmara é o Corpo de Ana Vaz conduziu à criação de um filme com os alunos; decorreu em parceria com a Escola Secundária Dom Dinis.
A curta metragem 13 Ways of Looking at a Blackbird de Ana Vaz é resultado de uma colaboração ao longo de um ano entre Ana Vaz e dois estudantes de liceu, Vera Amaral e Mário Neto, este é um filme caleidoscópico sobre o que é olhar, ser olhado e sobre o potencial latente do cinema. A colaboração com a Escola Secundária D. Dinis foi organizada pelas Galerias Municipais no contexto do projecto DESCOLA.
Tirando o seu título do poema de Wallace Stevens, 13 Ways of Looking at a Blackbird é composto por uma série de experiências em torno de olhar e ser olhado. O filme tornou-se num caleidoscópio das experiências, questões e deslumbramentos de dois alunos do ensino secundário, após um ano de encontros regulares com a cineasta, questionando o que pode ser o cinema. Aqui, a câmara torna-se num instrumento de investigação, num lápis, numa canção. “O filme é uma música que se pode ver”, escreveu um dos alunos numa constelação coletiva de frases e desenhos elaborada durante um dos workshops. A frase é uma descrição perfeita de um filme que explora uma ecologia nascente dos sentidos.
– 30.06.2020