De flores se munem as palavras – Novas Cartas Portuguesas: leitura, diálogo, manifestação

Gisela Casimiro

HandsUp

Galerias Municipais no Lisbon Art Weekend

A exposição Novas Novas Cartas Portuguesas foi organizada por ocasião do 50.º aniversário de Novas Cartas Portuguesas, uma coleção de cartas escritas coletivamente por Maria Isabel Barreno (1939-2016), Maria Teresa Horta (1937) e Maria Velho da Costa (1938-2020) e caracterizada pelas autoras como “inclassificável”.

Para o workshop que terá lugar no espaço da exposição, Gisela Casimiro propõe uma leitura e conversa do grupo sobre alguns textos das Novas Cartas Portuguesas. A leitura é seguida por um exercício de escrita, inspirado pelos textos, as motivações e experiências de cada participante, e possivelmente pela exposição que está patente na Galeria Quadrum. Também a partir do seu próprio processo de censura em torno do poema “Aviso” e da antologia “Re-Constituição Portuguesa”, Gisela Casimiro guiará as pessoas participantes na criação de poemas-manifesto para uma revolução comum.

Gisela Casimiro (Guiné-Bissau, 1984) é uma escritora, artista, performer e activista portuguesa. Publicou “Erosão” e textos em várias revistas e antologias. A sua obra está traduzida para turco, mandarim, alemão e espanhol. Foi convidada de festivais literários em Portugal, Turquia, Macau, Moçambique, Alemanha, Cabo Verde e Espanha. Performou em espectáculos de Ana Borralho & João Galante, Mala Voadora, Romeo Castellucci, Cristina Carvalhal e Raquel André. O seu texto “Casa com Árvores Dentro” foi encenado por Cláudia Semedo e apresentado no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Integrou exposições no Armário, Balcony, Galerias Municipais do Porto, Almada e Lisboa. Integra a Colecção António Cachola. Fez parte do INMUNE. Moderou o ciclo de conversas “Temos de Falar” na Livraria Barata entre 2021 e 2022. Actualmente é membro externo do conselho da FCSH/UNL e da UNA – União Negra das Artes.

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
13.10.2022
– 26.02.2023
Novas Novas Cartas Portuguesas
Audun Alvestad, Aura, Fabiana Faleiros, Sara Graça, Rita Moreira, Delphine Seyrig, Caio Amado Soares, Francisca Sousa, Aleta Valente
Tobi Maier
Galeria Quadrum