Expanding Concert é um concerto de quatro anos (2019-2023) distribuído no tempo e no espaço através de diferentes meios: 5 intervenções públicas em 5 Galerias Municipais diferentes em Lisboa e resultando em 5 textos.
O concerto começou com o convite para um único artista, mas se expandirá gradualmente, primeiro interagindo com o público, depois pedindo documentação aos escritores que respondam a cada intervenção e, finalmente, convidando outros músicos a colaborar nas próximas intervenções.
Este concerto explorará a noção de chamada e resposta na improvisação de forma expandida: cada intervenção pública é uma forma de chamada. Como resposta, um escritor será convidado a participar da intervenção e a escrever um texto sobre ela depois. Essas respostas tentarão contextualizar a intervenção em relação à situação artística, política e econômica de Lisboa na época. Para a intervenção a seguir, outro músico / artista será solicitado a participar e responder ao texto. Cada intervenção pública funciona como uma proposição que explora nossa auto-percepção em determinado momento e local. As respostas serão escritas fora do olhar público, ocupando seu tempo e permitindo refletir sobre questões mais amplas, como as diferentes mudanças urbanas que acontecem na cidade.
As intervenções serão documentadas e ao final haverá uma publicação com a documentação e os textos. Expanding Concert será um longo concerto improvisado, e uma tentativa de pensar historicamente enquanto está acontecendo.
Primeira intervenção:
Call) Mattin
Resposta) Bárbara Silva