Feira Gráfica Lisboa – Continuar a Publicar!

Ana Baliza, Alex Vieira, Antítese, Barricada de Livros, BCF Editores, Chama | Ficção, Chili Com Carne, Diana Salu, Dois Dias Edições, Douda Correria, Filipe Felizardo, Gabinete Paratextual, Ghost editions, Homem do Saco, não (edições), Oficina Arara, Sapata Press, Sr Teste, Stolen Books, Urutau, Xavier Paes, entre outros.

1/2

A Feira Gráfica Lisboa regressa em Outubro de 2020, em formato exposição no Pavilhão Branco das Galerias Municipais. Nesta 3.ª edição, a Feira sai do Mercado de Santa Clara e associa-se às Galerias Municipais e à EGEAC para apresentar Continuar a Publicar!, exposição de Edições.

Pretende-se através desta nova configuração dar a conhecer o trabalho desenvolvido por diversas iniciativas micro-editoriais, desde a última edição da Feira Gráfica, no âmbito do livro impresso (de artista, de fotografia, de literatura, de ilustração) entre outros formatos: revistas, jornais culturais, fanzines, impressões serigráficas, etc. São cerca de uma centena de trabalhos seleccionados de diversos editores, autores e artistas nacionais.

O evento expositivo contará com a venda das publicações seleccionadas quer in loco quer via site da Feira Gráfica, através do qual se poderá realizar venda directa com os editores. Paralelamente decorrerá um programa de conversas e lançamentos (online) onde se dará voz a diversos editores, autores e artistas através de um programa de talks em torno de temas diversos como: Publicar em tempo de pandemia — constrangimentos e oportunidades; Activismo Gráfico — o território da edição como espaço de afirmação identitária; Independência e apoios à edição – uma relação (in)compatível?; A criação como afronta. Todas as informações sobre as talks estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Feira Gráfica 2020.

Num presente caracterizado pela crescente imaterialidade dos textos e das imagens, celebra-se a criatividade que faz do obstáculo oportunidade, e do gesto tolhido representatividade e resistência. Em Continuar a Publicar! reúne-se um significativo conjunto de objectos da cultura impressa, desde Novembro de 2019: livros, cartazes, fanzines, plaquetes, revistas (contra-)culturais, etc., concebidos por diversos autores, colectivos e projectos editoriais de pequena escala, maioritariamente sediados em Portugal. O evento expositivo contará ainda com a venda de todas as publicações seleccionadas quer in loco, quer através do website da Feira Gráfica 2020, a partir do qual será possível realizar a compra directa com os editores/autores, mantendo assim uma das intenções base do projecto.

O programa online que acompanha a exposição, conta com quatro conversas a decorrer nos dias 4, 5, 7 e 10 de Outubro com convidados especiais e de temas tão diversos como: Activismo Gráfico — território da edição como espaço de afirmação de identidade(s), com Cecil Silveira (Sapata Press), André Teodósio / João Pedro Vale / Nuno Alexandre Ferreira (Mercado das Migalhas), Rodrigo Saturnino e Sílvia Prudêncio; A criação como afronta, com António Cabrita, Gisela Casimiro e Regina Guimarães; Publicar em tempo de pandemia — constrangimentos e oportunidades, com Bruno Borges, Joana T. Silva (it’s a book), João Concha (não (edições)) e João Paulo Cotrim (Abysmo); e ainda Independência e apoios à edição — uma relação (in)compatível?, com Alex Vieira (Prego), Catarina Domingues (Chama | Ficção / Sr Teste), Celina Brás (Contemporânea) e Nuno da Luz (ATLAS Projectos).

Paralelamente ao programa de conversas propõe-se ainda uma série de lançamentos e apresentações a decorrer online. Apresenta-se e lança-se: Calendário do Nunca de Ostraliana (Sapata Press), Singular Form de Ana Margarida Matos, Revista Decadente 74, Diários do Corona de Bruno Borges (Fojo / O Gorila), Apesar de Não Estar, Estou Muito de Diogo Jesus, os livros em exposição de Filipe Felizardo, João José Maria Calhau de Rui Dias Monteiro e Not Human/ Not Fly de Mao. Todas as informações sobre as conversas, lançamentos e apresentações estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Feira Gráfica 2020.

Programa online completo:
www.feiragraficalisboa.pt/

ler mais
ler menos