Propusemos a 5 jovens músicos da Área Metropolitana de Lisboa cujo trabalho admiramos envolverem-se numa residência artística no Bairro Alto, com o propósito de edificarem um espectáculo colaborativo inédito, alicerçado em nova música original. A nosso ver, o grupo reunido partilha em comum uma expressão e prática que se desenvolve no cultivo dos ritmos, sons e palavras mestiças que anseiam pelo espanto em detrimento da decepção, rumo a uma descolonização da imaginação, com honestidade e transparência.
Tristany iniciou-se na infra-estrutura do rap tuga, descontinuou, fez a diagnose das suas forças e constrangimentos, e avançou no terreno condicionado da representação suburbana na música popular em Portugal com a obra audiovisual “Meia Riba Kalxa” de 2020. As suas originais composições realizam o som e a identidade de quem nasceu com saudades do futuro.
Nídia é uma produtora e DJ de música electrónica afro-portuguesa sediada no Vale da Amoreira e aclamada internacionalmente. Como parte da editora e colectivo Príncipe Discos tem tido um papel decisivo, quer como artista individual quer como membro da comunidade cultural de onde a sua música radica, em trazer sofisticação ética e estética a um sistema alternativo emergente da música electrónica de dança a nível global.
G Fema é uma carismática MC da Zona M, Chelas, reconhecida como uma das mais importantes vozes criativas no rap street tuga rimando em criolo sampadjudo, no activo há mais de uma década.
Danifox é um produtor e vocalista de música electrónica afro-portuguesa recentemente retornado à Linha de Sintra depois de uma temporada emigrado em Leeds, membro da crew Tia Maria Produções, e com EPs a solo publicados na norte-americana Point Records.
Rabu Mazda é o alter ego de Leonardo Bindilatti, compositor, vocalista e produtor de música electrónica e batidas urbanas, nascido no Brasil e crescido na Grande Lisboa, infância em Rio de Mouro, adolescência nas Olaias, hoje jovem adulto no Barreiro. Foi um dos fundadores da editora e colectivo artístico Cafetra Records, sendo actualmente também membro da banda Putas Bêbadas e do duo Iguanas.
As Noites de Verão são uma co-produção entre a Filho Único, a EGEAC, as Galerias Municipais de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea.
No plano da história das ideias de programação em Música, o espírito que nos move é um de procura e valorização das propostas que se nutrem de um fulcro e dínamo de investigação e de progressão estética, em torno ao qual músicos e espectáculos se organizam.