Noites de Verão

Encontros de Música Nova com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Calhau!, usof, Mariana Dionísio e Niagara

usof creditos Elisa Azevedo compressed
1/4

Apostando na regeneração da didáctica vanguardista do co-fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Jorge Peixinho, a Filho Único estabeleceu a partir da edição de 2022 das Noites de Verão o programa Encontros de Música Nova. Na sua orgânica, são convidados 4 compositores nacionais de música audaciosa, de educação musical orientada pelo autodidatismo, e prática artística guiada pela sua pesquisa e intuição estética, para uma residência artística com o Grupo e posterior apresentação pública em concerto.
Ao longo de um período de trabalho em residência na Casa da Música Jorge Peixinho, no Montijo, é proposto que para peças musicais de sua autoria, os compositores empreendam com o Grupo e o seu Director Artístico o processo de colocar em escrita a orquestração para a sua interpretação ao vivo pelo GMCL.

Em 2025 os compositores convidados são:

Calhau! – dupla de João Alves e Marta Ângela, surgidos no Porto há mais de década e meia, cuja obra burlesca na linguística, pirataria semiótica e actuações com soluções DIY superlativas, tem-se continuamente fortificado em múltiplas ramificações e cruzamentos vários, manifestando-se em concertos e performances, na edição de discos, na realização de filmes e vídeos, em publicações e numa profusa produção de desenhos e obra gráfica.

usof – João Rochinha é co-fundador da editora Rotten \ Fresh, agremiador cultural no colectivo Living Room e a sua conexão com o Cosmos Campolide, transmissor do Tugacore no duo GABBEROLAS. Acima de tudo conhecido como usof – cujo 5º álbum “stay longer” saiu em 2025 – graças à persistência e maturação iridescente do seu trabalho criativo de composição e produção de música electrónica no campo ambiental, projecionista sem fronteiras entre mundos interiores, virtuais e realidade exterior.

Mariana Dionísio – Mariana Dionísio é uma cantora, improvisadora e compositora que tem questionado o papel da voz na tradição musical e explorado o seu potencial técnico, tímbrico e poético enquanto expressão sonora da palavra. De formação clássica em piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa, e uma licenciatura voz Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, Mariana insere-se sobretudo no panorama jazzístico, experimental e contemporâneo. Tem tido colaborações com vários artistas de diferentes modalidades e dirige o ensemble vocal LEIDA.

Niagara – Trio originado em Pinheiro de Loures dos irmãos Alberto e António Arruda e Sara Eckerson. Desde o debute “Ouro Oeste” na Príncipe que avançam de forma consistente com as suas artes de hidrodinâmica e hipnose sonoras, aperfeiçoadas ao longo de dezenas de lançamentos desde 2013. A abordagem singular dos Niagara à música de dança garante uma perspetiva externa, estando o grupo livre de qualquer tipo de pressão para apresentar resultados “esperados”.

https://www.gmcl.pt/

https://voncalhau.bandcamp.com/

https://www.usofusofusofusof.com/

https://soundcloud.com/user-759907344

https://niagaraascender.bandcamp.com/

ler mais
ler menos