No dia 10 de dezembro será lançada a publicação do programa online “Uma peça a quatro mãos” que durante o período de pandemia em 2021 devido ao vírus SARS-CoV-2, foi dirigido às crianças e aos jovens que se encontravam em casa devido ao encerramento das escolas.
Solitários ou acompanhados, muitos encontram na sua casa um lugar propício para, através do gesto artístico, expressarem a sua perceção dos mundos, exterior e interior, como algo inadiável. É esse gesto inocente, antiquíssimo e revelador da nossa existência humana, que gostaríamos de recuperar aqui ao aproximar um artista de um jovem. Neste programa online foram realizadas duas a três sessões onde o jovem e o artista, na relação de um para um, puderam partilhar ideias e encontrar afinidades que lhes permitiram criar uma peça em conjunto.
Foi através deste trabalho de correspondência que se formou o elenco de artistas que participaram no «quatro mãos». As sessões online foram mediadas por um elemento da equipa de mediação das Galerias Municipais, na sua cota mínima de intervenção (foram os anfitriões do lugar virtual do encontro, numa posição recuada ao silêncio e à câmara desligada, apenas visíveis e audíveis nas boas-vindas e na despedida). Os encontros fluíram de um modo intimamente público, cujas imagens aqui reproduzidas são o testemunho das experiências singulares da proximidade possível em tempos tão conturbados.
Participantes e artistas:
Catarina Simões com Rui Horta Pereira
Francisca Larsson com Catarina Botelho
Francisca Ferreira com Altina Martins
Inês Azevedo com Alexandra Ramires
Isabel Brito com Ana Manso
Joana Neves com Duarte Amaral Netto
Johanna Abad com Francisca Carvalho
Laura Saraiva com Isabel Favila
Lavínia Queiroz com Eugénia Mussa
Maria Catarina Carvalho com Mariana Caló e Francisco Queimadela
Maria Rita Pereira com João Pimenta Gomes
Maria Durão com Joana da Conceição
Mariana Malhó com Thierry Simões
Marta Brás com Fátima Moreno
Matilde Mendes com Nuno Barroso
Miguel Domingues com Isabel Aboim Inglez