Salão para o Século XXI – Temps d´Images

Isabel Costa

SALAO x PT

Salão Para o Século XXI é uma peça de Isabel Costa em permanente transformação. Inicialmente desenvolvida na residência Interferências, na Companhia Olga Roriz, em 2019, foi também apresentada no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, e no Festival Cumplicidades ao longo de 2020. Em 2021, depois de uma residência artística na Galeria Hosek Contemporary, em Berlim, a artista apresenta uma nova versão deste trabalho na mesma galeria e no Festival Temps d’Images, em Lisboa.

Nesta peça, um salão de arte é habitado por seres humanos que gastam o seu tempo a refinar a sua forma de falar, de conversar. Nada existe além dos seus corpos e da natureza escorregadia dos seus pensamentos. A segunda versão desta peça explora não apenas um desacelerar físico, mas também mental. A partir de obras de autores como Franco Bifo Berardi, Byung Chul-Han, o espectador terá acesso a textos e pensamentos sobre a construção de um novo espaço mental, uma renovação do pensamento.

Isabel Costa é actriz e criadora. Trabalha em teatro, cinema e em curadoria. É diplomada em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo completado a sua formação na Universidade de Warwick (Inglaterra) e na UNIRIO (Brasil). É membro do grupo de teatro Os Possessos desde 2014. Na área de produção de exposições trabalhou no Paço Imperial (Brasil) e na Galeria Luis Serpa Projectos (Lisboa) e Primner Gallery. Em 2016 termina o mestrado Eramus Mundus Crossways in Cultural Narratives, tendo-se dedicado ao tema da performance arte. Em cinema, trabalhou com Miguel Clara Vasconcelos, Miguel Nunes, Guilherme Daniel, Pedro Neves Marques e Leonor Noivo. Desde 2017 tem apresentado as suas criações. Entre elas destaca “Estufa-Fria-A Caminho de uma Nova Esfera de Relações” na Bienal de Jovens Criadores, o espectáculo “Maratona de Manifestos” e “Salão Para o Século XXI.” Em 2020/21 assina a curadoria do “Ciclo de Reenactments – Performance Arte Portuguesa”, na Plataforma Revólver. Atualmente colabora com a Plataforma Revólver e com a revista Artecapital.

ler mais
ler menos