The Heretics

Um filme de Joan Braderman

Joan Braderman The Heretics Courtesy WWM

Traçando a influência da Segunda Onda do Movimento das Mulheres na arte e na vida, THE HERETICS é a emocionante história do colectivo de arte feminista de Nova Iorque que produziu a publicação “ Heresies: A Feminist Publication on Art and Politics ” (1977-92). Neste documentário de longa-metragem, a artista/escritora/diretorade vídeo de vanguarda Joan Braderman, que se juntou ao grupo em 1975 como aspirante cineasta, traça os desafios do colectivo em termos de género e poder e a sua história como um microcosmo das transformações mais amplas do período.

Na estrada com a sua equipa de filmagem do Novo México para Itália, Braderman volta a ligar-se com 28 outros membros do grupo, incluindo a escritora/crítica Lucy Lippard, a arquiteta Susanna Torre, a realizadora Su Friedrich, e os artistas Ida Applebroog, Mary Miss, Miriam Schapiro, e Cecilia Vicuña. THE HERETICS entrelaça cruza entrevistas com clipes de filmes de arquivo, vídeos e fotografias do período, textos e imagens das revistas “ Heresies”, e filmagens de obras de arte. Uma colagem exuberante, o filme traz ao ecrã o colectivo Heresies e as suas estratégias para revelar o potencial da vida das mulheres.

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
25.07.2020
– 04.10.2020
Earthkeeping / Earthshaking – arte, feminismos e ecologia
Alexandra do Carmo, Alicia Barney, Ana Mendieta, Bonnie Ora Sherk, Cecilia Vicuña, Clara Menéres, Emilia Nadal, Faith Wilding, Gabriela Albergaria, Gioconda Belli, Graça Pereira Coutinho, Irene Buarque, Laura Grisi, Lourdes Castro, Maren Hassinger, Maria José Oliveira, Mónica de Miranda, Rui Horta Pereira, Teresinha Soares, Uriel Orlow
Giulia Lamoni e Vanessa Badagliacca
Galeria Quadrum