Almost Blue

Maria Trabulo

Catálogo da exposição individual da artista Maria Trabulo, intitulada Almost Blue, que esteve patente na Galeria da Boavista entre 26 de outubro de 2018 e 6 de janeiro de 2019. Inclui textos dos curadores Sara Antónia Matos e Pedro Faro e uma conversa entre a artista e Remco Torenbosch. Cada exemplar é acompanhado por uma obra da artista em pequeno formato semelhante às da série “Wine Dark Sea” (2018) expostas em Almost Blue.

“Como a artista nos explicou, ir além do azul é pedir aos inquiridos que definam o mar para além da sua aparência formal, procurando abranger a experiência pessoal de cada um com o mar ou o oceano e, deste modo, assuntos e acontecimentos do foro político e social da história e geopolítica mundiais do presente.”

– Sara Antónia Matos e Pedro Faro

“Remco Torenbosch: Durante o teu projeto Almost Blue visitaste vários locais no Mediterrâneo, falaste com membros da população local e visitantes temporários. Podes contar-me como surgiram estes encontros? Uma coisa que temos em comum é o nosso interesse pela abstração que resulta de determinadas pressões políticas e económicas. O que me podes dizer sobre a tua utilização da cor azul?

Maria Trabulo: Sempre me fascinou a constante variação de tons de azul e verde que as massas de água adquirem ao longo do dia e entre regiões. Além disso, o facto de o fenómeno de reflexão da luz que tinge de azul e verde as massas de água, mas que quando observadas de mais perto, se constatam transparentes e incolores, sempre me intrigou.”

– Remco Torenbosh e Maria Trabulo

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
26.10.2018
– 06.01.2019
Almost Blue
Maria Trabulo
Sara Antónia Matos, Pedro Faro
Galeria da Boavista