Inner8000er

João Marçal

Catálogo que acompanha a exposição INNER 8000er de João Marçal, patente na Galeria Municipal Pavilhão Branco, entre 10 de maio de 2018 e 30 de setembro do mesmo ano. A exposição teve a curadoria de Sara Antónia Matos e de Pedro Faro, congregando uma seleção de pinturas de vários formatos, realizadas ao longo de vários anos, algumas executadas propositadamente para o Pavilhão Branco. Edição que reúne textos dos curadores e dos artistas João Marçal e Hugo Canoilas. A capa é destacável.

“Apesar da planura da imagem, de um certo ou aparente esvaziamento semântico, e do consequente falhanço hermenêutico de quem vê (resultando numa quase impossibilidade de interpretação), as obras de Marçal convocam, ainda assim, um extenso património de reflexões técnicas e filosóficas sobre a imagem na contemporaneidade.”
-Sara Antónia Matos e Pedro Faro

“Em pequeno, um dos meus hábitos matinais de fim-de-semana era ir comer pão ou bolachas para a cama dos meus pais. A minha mãe já lá não estava, só o meu pai ainda a dormir. Abastecia-me durante os desenhos animados mais chatos, ou aproveitava os intervalos mais longos.”
-João Marçal

“As pinturas apresentam-se leves nos seus meios-tons claros, e pesadas na forma como eu as entendo. Transportam uma relação com o absurdo da vida. Mostrá-las no Pavilhão Branco, onde quase se fundem no espaço, transporta a atenção para esse olhar microscópico que acima referi.
-Hugo Canoilas

ler mais
ler menos