Meridiano Pacífico

Eugénia Mussa

Catálogo que documenta a exposição de Eugénia Mussa, Meridiano Pacífico, que esteve patente na Galeria Quadrum entre 20 de janeiro e 26 de março de 2017. Para além da documentação fotográfica das obras apresentadas, contém ainda textos de Giulia Lamoni, curadora da exposição, Sara Antónia Matos e Cristiana Tejo.

“Muitas vezes solitárias, as imagens e os fenómenos da visão, nas obras de Eugénia Mussa, surgem a partir do trabalho espontâneo, intuitivo, de linhas, manchas e contrastes cromáticos dando visibilidade a duas grandes narrativas, de filiações distintas, a figuração e a abstração, que a artista trabalha com liberdade e sem pudor de cruzar.”
– Sara Antónia Matos 

“No seu conjunto, o trabalho de Eugénia Mussa parece resistir às categorias específicas de abstração e figuração. Em Meridiano Pacífico, trabalhos “abstratos” sobre papel – e um em tela -, de diferentes formatos, entram em diálogo com peças “figurativas” que representam objetos do quotidiano. Se o uso da cor se afirma como um dos traços de continuidade mais percetíveis e talvez de maior impacto entre os diferentes trabalhos que articulam a exposição, a prática do desenho representa uma outra linha persistente que atravessa a produção da artista, manifestando-se talvez com maior discrição.”
– Giulia Lamoni

“O reportório reunido em Meridiano Pacífico acolhe abstração e figurativismo, mas arrisco a dizer que talvez esta seja uma falsa dicotomia para Eugénia. Ela costuma dizer que prefere deixar em aberto o que pinta para dar espaço ao mistério e dessa forma criar muitas vias para a interpretação e a imaginação do espectador.”
– Cristiana Tejo

ler mais
ler menos