Catálogo da exposição coletiva Na margem da paisagem vem o mundo, que esteve patente no Pavilhão Branco entre 30 de junho e 31 de agosto de 2021, com curadoria do coletivo de curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Esta edição congrega textos de Tobi Maier, do coletivo de curadores, com textos individuais de alguns dos seus membros, assim como a reprodução fotográfica das obras expostas. Com design de João Drumond e ensaio visual de Sonja Câmara.
“A exposição coletiva Na margem da paisagem vem o mundo e o catálogo que a acompanha retratam a paisagem exuberante, a memória oceânica e a criatividade que erradia do arquipélago. A colaboração com o grupo de alunos da Universidade Nova de Lisboa, responsáveis pela curadoria, para a conceção da exposição Na margem da paisagem vem o mundo, num exercício que durou quase um ano, manifesta uma analogia entre as práticas educativas e de extensão também inerentes ao ADN da Porta33”
– Tobi Maier
“A construção humana é também feita de silêncios, numa fome de fala que o discurso criativo pode ecoar. Esta experiência do fora dá palco a uma liberdade de novas individuações, com perspetivas de infinitude. Procurámos inserir este discurso numa ilha expositiva ela própria para que a paisagem ficcionada possa ser desenhada. O presente conjunto de trabalhos pode referenciar a ilha, mas não pretende estar condicionada por ela. Especulam-se novas relações e constroem-se outros arquipélagos de sentido. Uma celebração da alteridade.”
– Coletivo de curadores