Na margem da paisagem vem o mundo

Catálogo da exposição coletiva Na margem da paisagem vem o mundo, que esteve patente no Pavilhão Branco entre 30 de junho e 31 de agosto de 2021, com curadoria do coletivo de curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Esta edição congrega textos de Tobi Maier, do coletivo de curadores, com textos individuais de alguns dos seus membros, assim como a reprodução fotográfica das obras expostas. Com design de João Drumond e ensaio visual de Sonja Câmara.

“A exposição coletiva Na margem da paisagem vem o mundo e o catálogo que a acompanha retratam a paisagem exuberante, a memória oceânica e a criatividade que erradia do arquipélago. A colaboração com o grupo de alunos da Universidade Nova de Lisboa, responsáveis pela curadoria, para a conceção da exposição Na margem da paisagem vem o mundo, num exercício que durou quase um ano, manifesta uma analogia entre as práticas educativas e de extensão também inerentes ao ADN da Porta33”

– Tobi Maier

“A construção humana é também feita de silêncios, numa fome de fala que o discurso criativo pode ecoar. Esta experiência do fora dá palco a uma liberdade de novas individuações, com perspetivas de infinitude. Procurámos inserir este discurso numa ilha expositiva ela própria para que a paisagem ficcionada possa ser desenhada. O presente conjunto de trabalhos pode referenciar a ilha, mas não pretende estar condicionada por ela. Especulam-se novas relações e constroem-se outros arquipélagos de sentido. Uma celebração da alteridade.”

– Coletivo de curadores

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
30.06.2021
– 31.08.2021
Na margem da paisagem vem o mundo
Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova, Vítor Magalhães
Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da FCSH – Universidade Nova de Lisboa
Pavilhão Branco