Now it is Light

Sofia Lemos

Do projeto Open Call: Jovens Curadores lançado pelas Galerias Municipais em 2016, foram selecionadas quatro propostas curatoriais, que se traduziram, cada uma, numa exposição, para apresentar na Galeria Municipal da Boavista. Para cada mostra foi editada uma publicação, terminando o ciclo com Now it is Light, da curadora Sofia Lemos, que reuniu trabalhos de Amélie Bouvier, Ana Manso, Ana Mazzei, Andreia Santana, Bernard Lyot, Davide Zucco, Elias Heuninck, Ester Fleckner, Haris Epaminonda, Jeronimo Voss e Pedro A. H. Paixão. A exposição esteve patente entre 26 de janeiro e 10 de março de 2018. A publicação concernente congrega textos de Sara Antónia Matos, Sofia Lemos e em ensaio visual de Caroline (Coco) Picard.

“Em Now it is Light, a curadora selecionou e mostrou obras com uma imensa diversidade ontológica e cronológica, formas e processos de produção que, entre a imagem e realidade, refletem sobre a ideia de luz, de matéria, de sociedade, de fluxo e de energia.”
– Sara Antónia Matos

“Se a direção do olhar na criação de exposições tem sido tradicionalmente horizontal, os astrónomos e os geólogos de minas tendem a experienciar o mundo verticalmente, evitando modos distraídos e dispersos de atenção. A narrativa de uma exposição, tal como acontece em todas as matrizes, comporta os aforismos sobre os quais é modelada Que epistemologias poderiam desenrolar-se se se abandonassem os protocolos de representação usados na criação de exposições, e se o hábito de contar historias fosse incorporado nas nossas formas de mostrar e exibir?”
– Sofia Lemos

“my first sensation was one of intense light covering my whole field of vision.”
– Caroline (Coco) Picard

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
26.01.2018
– 10.03.2018
Now it is Light
Amélie Bouvier, Ana Manso, Ana Mazzei, Andreia Santana, Bernard Lyot, Davide Zucco, Elias Heuninck, Ester Fleckner, Haris Epaminonda, Jeronimo Voss, Pedro A.H. Paixão
Sofia Lemos
Galeria da Boavista