Catálogo da exposição “Sena da Silva: Uma Antologia Fotográfica”, que esteve patente na Galeria Municipal do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, entre 22 de maio e 4 de agosto de 2013. Contém um texto de apresentação do então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, um ensaio do curador da exposição Sérgio Mah, e dois textos de Sena da Silva.
“Nestas imagens, reconhece-se o designer e arquitecto por detrás da camara. O “quase repórter” capta e regista, mas, para o fazer, aponta a objectiva, assumindo uma atitude estética, social experimental, quase cinematográfica, que alia muitas vezes o rigor formal ao jogo visual e ao prazer da descoberta.”
– António Costa
“A obra de Sena da Silva compõe-se de um leque muito diversificado de temas, géneros e linguagens formais: a cidade, as pessoas, a vida e os gestos quotidianos, o movimento, os carros e as máquinas, os objectos e os artefactos, a arquitectura, os lugares e a paisagem. Como se percebe, quando a obra se confunde com a vida, todos os temas são imagináveis e válidos. Por outro lado, importa dizer que este microcosmo visual teve um cenário privilegiado: a cidade de Lisboa.”
– Sérgio Mah
“Creio que levei demasiado longe a minha intimidade com a fotografia. Não consigo criar distanciamento crítico. Não me atrevo a delinear enquadramentos temporais, nem a procurar distinguir os exercícios “nobres” dos exercícios menores, nem os grandes temas dos pretextos ingénuos.”
– Sena da Silva