The Most Beautiful Language

Grada Kilomba

Catálogo da exposição da artista Grada Kilomba, The Most Beautiful Language, patente na Galeria Avenida da Índia, de 27 de outubro de 2017 a 04 de fevereiro de 2018. Inclui textos de Joana Gomes Cardoso, Presidente do Conselho de Administração da EGEAC e da curadora Gabi Ngcobo.

“Grada Kilomba não será a única mulher, negra, portuguesa, que Portugal precisa de ouvir mas a sua voz já tardava. Radicada em Berlim há vários anos, (“relembrada” em Portugal ao destacar-se na Bienal de São Paulo de 2016?), tem um percurso em que, a partir de vários universos, aborda a descolonização da linguagem, da narrativa e do conhecimento.”
– Joana Gomes Cardoso

A Língua mais Bela não deve ser tratada como mais um caminho para a descolonização. A arte não descoloniza. Contudo, como o trabalho de Kilomba demonstrou, pode abrir avenidas desconhecidas para que o processo de descolonização ganhe forma. Esta exposição deve ser considerada como um palco no qual se apresentam de formas inesperadas as possibilidades de transformar o público de espetadores em participantes, de descritos em auto-descritivos.”
– Gabi Ngcobo

ler mais
ler menos