This is a Bar… ou Praia de Banhos

Catálogo da exposição coletiva This is a Bar… ou Praia de Banhos – Joaquim Bravo, Turismo e o Algarve, com curadoria de Diogo Pinto, que esteve patente no Pavilhão Branco entre 14 de abril e 21 de agosto de 2022. Inclui um ensaio de Diogo Pinto e Mariana Tilly, um texto introdutório de Tobi Maier, biografias dos artistas e fotografias da exposição e das obras patentes.

“Se o turismo é um fator económico fundamental associado a várias regiões deste país, é virtude do esforço de Pinto brincar com as analogias entre as atividades artísticas que derivam do turismo e aquelas que poderiam ver além da mera exploração da paisagem natural para benefícios monetários e continuar a inspirar no presente.”
– Tobi Maier

“Em paralelo, o tom levado a cabo através do processo curatorial de This is a Bar… ou Praia de Banhos – Joaquim Bravo, Turismo e o Algarve, foi de resistência contra uma visão cristalizada da obra dos artistas selecionados. Favorecendo o inacabado, o erro e o negligenciado, a exposição tenta evitar o eco de narrativas esperadas que se baseiam em noções históricas estáticas. Espólio, arquivo e memórias são aqui reunidos e compostos como uma teia de reações e nuances enquadrada na sociedade contemporânea de aculturação.”

Diogo Pinto & Mariana Tilly

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
14.04.2022
– 21.08.2022
This is a Bar… ou Praia de Banhos – Joaquim Bravo, Turismo e o Algarve
Joaquim Bravo e Álvaro Lapa, António da Cunha Telles, António Palolo, BRANA, Cristina Motta, João Cutileiro, Jorge Mealha, José Miranda Justo, Maria Altina Martins, Patrícia Almeida, Peter Jones, Rosa Jones, Vera Gonçalves, Xana, Zé Ventura
Diogo Pinto
Pavilhão Branco