Vaivém

Bruno Pacheco

Catálogo editado pelas Galerias Municipais, em parceria com a Documenta, dedicado à exposição Vaivém, do artista Bruno Pacheco, que esteve patente na Galeria Quadrum entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, com um ensaio bipartido do curador Bruno Marchand.

“E embora Bruno Pacheco não tenha abdicado de exercer a sua influência através das escolhas que plasmou na organização interna de cada livro, é indiscutível que tudo o que daí em diante projectou teve como objectivo criar condições para reduzir ao mínimo a incidência de qualquer operação de ordem curatorial ou institucional, deixando nas mãos do espectador todos os instrumentos necessários à condução, livre e irrestrita, da sua experiência. Uma outra forma de leitura; o vislumbre de uma partilha radical que faz do espectador um cúmplice, muito mais do que um corpo testemunhal.

[…]

O que o Bruno Pacheco ensaia com estas mesas e estes livros não compromete, todavia, o que permanece como a essência do seu trabalho: a construção de um corpo pictórico que nos interpela, crítica e sensivelmente, na dupla condição de imagem recortado do mundo e de pele que recobre uma superfície. Eles prolongam, isso sim – e para escalas, níveis e complexidades de outro modo inatingíveis -, o jogo de reconhecimento, envios e estranheza que todas as suas obras propõem.”

ler mais
ler menos