An incantation fixed at its culminating point

Kasia Fudakowski, Navine G. Khan-Dossos, Rachel Pimm, Zoë Paul

an incantation fixed at its culminating point galerias municipais capa
1/7

No âmbito do Open Call Jovens Curadores lançado pela EGEAC – Galerias Municipais em 2016, com o objetivo de acolher, divulgar e apoiar a produção e pensamento artístico contemporâneo na cidade de Lisboa, e reforçar a importância dos jovens curadores como agentes relevantes de mediação junto das novas gerações de artistas, a Galeria Boavista acolhe durante o corrente ano os quatro projetos curatoriais vencedores.

An incantation fixed at its culminating point [Um encantamento fixo no seu ponto culminante], com curadoria de Inês Geraldes Cardoso, é uma exposição coletiva que apresenta, pela primeira vez em Portugal, trabalhos de Kasia Fudakowski, Navine G. Khan-Dossos, Rachel Pimm e Zoë Paul. O título baseia-se na definição de mimetismo do autor surrealista Roger Caillois, e a exposição explora a relevância atual de se fazer passar por alguém ou por alguma coisa. Se, por um lado, o mimetismo é um mecanismo estratégico de defesa, por outro, implica riscos para aquele que tenta assimilar-se.

As imagens em movimento, instalações escultóricas e pinturas destes artistas apresentam soluções que vão do satírico ao simbólico ou ao investigatório, recorrendo ao fascínio estético do mimetismo em diálogo com a ideia da camuflagem enquanto arte mágica, segundo Caillois. As obras levam os visitantes a interromperem momentos de encantamento visual, para considerarem as complexas questões implicadas em processos de personificação, “re-encenação”, metamorfose, assimilação e invisibilidade.

ler mais
ler menos

Publicação

Título
Textos de
An incantation fixed at its culminating point
Sara Antónia Matos, Inês Geraldes Cardoso e de Kasia Fudakowski